Ênfase na moradia dá resultado

O governo de Ponta Grossa, através da Companhia de Habitação de Ponta Grossa, vai promover no intervalo de trinta dias, a entrega de 72 casas populares e mais de 700 lotes urbanizados. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo presidente da companhia, Raul Paulo Netto. O primeiro evento será a entrega, no Jardim Jacarandá, de 72 novas moradias, no próximo dia 25. “A ênfase na habitação popular é uma das prioridades do governo Wosgrau Filho”, explica o presidente da Prolar, para quem o esforço desenvolvido pela administração “tem como objetivo não só atender à grande demanda existente, por moradia popular e por lotes urbanizados, como também proporcionar regularização aos possuidores de terrenos até agora irregulares”.O presidente da Prolar, Raul Paulo Neto, revela também que será assinado nos próximos dias um novo contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal, para a construção de 198 casas naquele que será o “Jardim Alto Alegre”, na região do Jardim Barreto.LOTES URBANIZADOSO prefeito Wosgrau Filho explica que os lotes urbanizados, como os que serão entregues nos dias 11, 18 e 25 de novembro, são uma inovação trazida para Ponta Grossa em sua primeira administração (1989-1992). “Em nosso primeiro governo fizemos o maior número de casas populares, e como marca da prioridade que estabelecemos para a habitação popular digna, criamos a Prolar, a companhia de habitação que faz Ponta Grossa tratar com a atenção que merece, uma questão tão importante para o cidadão”, lembra Wosgrau.O chefe do Executivo diz que além de casas e lotes urbanizados, desta vez há uma grande ênfase na regularização da posse urbana. “Não é possível que tantas pessoas vivam há tanto tempo em casas que, na realidade, estão em condição irregular. É nosso dever também proporcionar a segurança que a regularização permite. A Prolar está engajada nessa operação, com técnicos promovendo a avaliação de cada caso para estabelecer em quais os moradores têm direito a esse benefício”. A Companhia de Habitação já proporcionou documentação – e condições de legalidade – a centenas de ponta-grossenses de condição econômica humilde.Também como resultado desse trabalho, mais de 1 500 moradores receberão documentação, ainda no próximo mês de novembro, relativa aos imóveis que ocupam, tornando-se assim “legítimos proprietários, cidadãos legalizados no sentido exato da palavra, sem ameaça a sua casa, sem constrangimento, com endereço certo e regular”.Entre as áreas de ocupação que serão regularizadas estão inclusive “loteamentos” que foram organizados em anos anteriores, mas sem documentação. No dia 7 de novembro, o prefeito Wosgrau Filho oficializa a regularização dos loteamentos Jardim Dom Bosco, Estrela do Norte e Estrela do Lago, com a assinatura e entrega de escrituras. No dia 18, serão assinados contratos com 119 mutuários do loteamento Três Rios, a antiga área de invasão “Jundiaí”, agora regularizado e que também recebeu completa infra-estrutura, em ações da Prolar.Dos lotes urbanizados que serão entregues, além dos 119 do Três Rios, há 363 do Loteamento Aroeira e outros 252 do Jardim dos Manacás. Neste caso, haverá sorteio dos lotes, entre os inscritos, e assinatura dos contratos, em solenidade o cine-teatro Ópera.(Box)CronogramaVeja quando serão feitas as entregas e assinaturas de escrituras- Jardim Jacarandá – entrega de 72 novas moradias populares, dia 25 de outubro, às 15h30- Dom Bosco, Estrela do Norte e Estrela do Lago – regularização, com assinatura e entrega de escrituras para ocupantes de 1 460 lotes, dia 7 de novembro, às 15h30- Loteamento Aroeira – entrega de 363 lotes urbanizados com toda infra-estrutura, dia 11 de novembro, às 10h30- Loteamento Três Rios – assinatura de contrato com mutuários e entrega de documentação a 119 ocupantes, dia 18 de novembro, às 10h30- Loteamento Jardim dos Manacás – sorteio de lotes, com assinatura dos contratos, dia 25 de novembro, às 14h.