A ARTE DA IMAGEM EM MOVIMENTO! Cine Renascença em Ponta Grossa.

O cinema, como advento cultural, surgiu em Ponta Grossa no início do século XX, num momento em que a idéia de progresso era estabelecida por acontecimentos visíveis na sociedade como a estrada de ferro, a imprensa e também as transformações urbanas, como a luz elétrica. O primeiro cinema a surgir em Ponta Grossa foi o Cine Recreio, devido a iniciativa de Augusto Canto em 1906.

Foi neste contexto de transformações que, em 1911, mais precisamente, terça-feira 31 de outubro, foi inaugurada em Ponta Grossa a “Casa de diversões cinematographicas Holzmann & Cia”, o Cine Renascença. Sua construção partiu da iniciativa de Jacob Holzmann, imigrante russo-alemão, que teve destaque no cenário cultural ponta-grossense do início do século XX.
Construído entre o cruzamento das ruas Sete de Setembro e XV de Novembro, o Cine Renascença, tornou-se palco da cultura e da arte na sociedade ponta-grossense, onde o lazer e o convívio social se faziam presentes.
O “Rena”, como era conhecido, acompanhou o desenvolvimento da cidade, e em 1928 foi reformado e ampliado, podendo acomodar não mais 800 e sim 1300 lugares.
Não projetou apenas filmes, mas também trouxe espetáculos de teatro, apresentações de música, teatro de revista entre outras atividades culturais.

Alan Fernando de Almeida
Historiador – Casa da Memória Paraná