AmBev lança oficialmente sua nova fábrica em Ponta Grossa

Em dois atos, um oficial, na sede campestre do Clube Ponta Lagoa, e um simbólico, na praça Marechal Floriano Peixoto, a AmBev oficializou a construção da sua unidade fabril em Ponta Grossa, através de um protocolo de intenções assinado entre o vice-presidente de relações coorporativas da empresa, Milton Seligman, o prefeito Marcelo Rangel e o governador Beto Richa. Em Ponta Grossa, a AmBev já nasce sendo a maior fábrica do grupo no Sul do país, com a perspectiva de se tornar a maior do país, de acordo com Seligman: a planta fabril foi planejada já com a capacidade para ser a maior do Brasil.
Participaram também da solenidade oficial, além do vice-presidente da Ambev, do prefeito e do governador, os secretários estaduais de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Álvaro Scheffer, o deputado federal Sandro Alex e o deputado estadual Plauto Miró Guimarães.
As obras no km 462 da BR- 376, no distrito de Pinheirinhos, onde será construída a sede da AmBev em Ponta Grossa, serão iniciadas imediatamente, conforme anunciou o vice-presidente, e somente nesta fase deve abrir mais de mil postos de trabalho. A data oficial prevista para início de operação é dezembro de 2014, mas as perspectivas, de acordo com o Seligman, é que a produção comece mais cedo, em outubro do próximo ano.
Com investimento de R$ 580 milhões, depois de pronta, a planta em Ponta Grossa deverá empregar diretamente cerca de 500 pessoas, que trabalharão na produção prevista de sete milhões de hectolitros de cerveja e refrigerante ao ano. Esse é o volume comercializado pela Companhia em todo o Paraná, ou seja, a AmBev Ponta Grossa terá uma produção local capaz de abastecer todo o estado. Da produção estimada em Ponta Grossa, segundo Seligman, devem ser produzido 80% em cerveja e 20% em refrigerante.
Para Ponta Grossa, que sai beneficiada também com os empregos gerados, a AmBev representa, de acordo com o prefeito Marcelo Rangel, mais um passo para a consolidação do município como um importante pólo industrial do Sul do país. A AmBev será a segunda maior obra em execução no Paraná, ficando atrás somente da Klabin. “Lutamos muito para que a AmBev optasse por Ponta Grossa para a construção de sua nova unidade. Mostramos a eles todas as vantagens que o nosso município pode oferecer e hoje, no dia 13 de agosto de 2013, a Original volta para Ponta Grossa para reconstruir sua história. Seja bem vinda novamente Original, seja bem vinda AmBev”, disse Rangel.
Para a instalação de mais uma unidade no Paraná, a AmBev contou com os benefícios oferecidos pelo programa estadual Paraná Competitivo. Além disso, a Prefeitura de Ponta Grossa também garantiu a isenção de 75% no ISS, isenção do pagamento do IPTU por dez anos e a conversão da taxa do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para cursos de qualificação para os funcionários da empresa. “Esse é um momento de prosperidade para o setor industrial de Ponta Grossa. Neste ano pudemos anunciar a vinda de grandes indústrias e também as ampliações das que já estão aqui”, disse Rangel.
Para o governador Beto Richa a participação do governo municipal foi decisiva para que o investimento da AmBev se consolidasse em Ponta Grossa. Segundo ele, a conquista ajudará no desenvolvimento econômico e social não somente de Ponta Grossa, como também para toda a região dos Campos Gerais. “O anúncio de hoje foi mais um exemplo do compromisso que temos com Ponta Grossa, a vinda de uma grande indústria cervejeira, a AmBev, que vai gerar muitas riquezas e oportunidade de empregos ao município e a região. Trabalho em parceria com Ponta Grossa, os bons projetos que o Marcelo Rangel nos apresenta em Curitiba me dão oportunidades de trabalhar pela cidade”, disse o governador.