Rede Municipal de Educação cadastra alunos de seis anos para 1º ano

A Rede Municipal de Educação abriu nesta terça-feira (24) o período de cadastramento de alunos para o 1º ano do 1º ciclo. Devem ser matriculadas nesse ano crianças que tenham seis anos completos até 31 de março de 2007. O prazo para o cadastro vai até a próxima terça-feira, dia 31. A secretária municipal de Educação, Zélia Maria Lopes Marochi, em entrevista coletiva à imprensa, nesta terça-feira, ressaltou a necessidade de mobilização da sociedade para que toda criança nessa idade ingresse no ensino fundamental de 9 anos, respeitando o direito e o atendimento a essa obrigatoriedade. “A educação fundamental é um direito constitucional e queremos atender 100% da demanda”, afirmou Zélia.O cadastro para o 1º ano do 1º ciclo irá acontecer em todas as escolas da rede municipal de educação. Os pais ou responsáveis pelo aluno devem procurar a escola municipal mais próxima de sua residência. As matrículas serão efetivadas de 13 a 17 de novembro, após a análise dos cadastros. Os documentos necessários para a matrícula são o requerimento de matrícula, a certidão de nascimento (autenticada, na própria escola, no ato da matrícula) e o comprovante de residência.Para os alunos do 2º ano do 1º ciclo em diante, a rematrícula já foi realizada nas próprias escolas, de 20 a 23 de outubro. A partir de 11 de dezembro acontece o período de matrículas dos alunos oriundos de outros estabelecimentos de ensino.Desde a gestão anterior, Ponta Grossa oferecia, em caráter facultativo, vagas para alunos de seis anos no ensino fundamental. Em 2006, a rede municipal absorveu 1,8 mil alunos nessa idade. Ainda não há previsão do número de alunos que serão matriculados para 2007, tendo em vista que a partir de agora o ingresso destes alunos é obrigatório. Na avaliação da secretaria, a adaptação das crianças tem sido satisfatória. “Os alunos estão se mobilizando para aprender e estão encontrando as condições necessárias para o processo de alfabetização”, comenta Zélia. A secretaria também promove constantemente atividades de capacitação de professores para receber essa demanda. Debates, oficinas, cursos de pós-graduação estão entre as atividades desenvolvidas.A secretária informou ainda que o governo municipal irá buscar alternativas caso haja necessidade de ampliar o número de salas de aula ou outras alterações. “Nós garantiremos a escola para todos, pois sabemos que o ensino fundamental é obrigação do poder público, com apoio da família de cada aluno”, ressaltou a secretária. Ela lembrou que as 84 escolas da rede municipal de ensino estão localizadas em pontos estratégicos, com o propósito de atender todas as regiões da cidade.2007No início do próximo ano, a Prefeitura irá entregar para os alunos das escolas municipais um kit com material escolar, bem como cada escola irá receber o material necessário para o desenvolvimento das atividades pedagógicas previstas, sendo que este material não será mais solicitado ao estudante. “Isso será um estímulo para que a criança não fique fora da escola, ao mesmo tempo que irá evitar esse gasto a mais para os pais”, comentou. Os alunos da rede municipal também receberão os uniformes escolares. Para cada um será entregue uma bermuda, duas camisetas, uma calça e uma jaqueta. “São produtos de qualidade, que garantirão condições de igualdade aos alunos”, completou.A secretária adiantou ainda que duas novas escolas devem ser construídas, em regiões que ainda serão definidas. “Estamos fazendo um monitoramento para verificarmos as necessidades”, disse. O trabalho de melhoramento da infra-estrutura das escolas, com reformas e ampliações, também terá continuidade no ano que vem. “Estamos atuando com muito cuidado e atenção para com as crianças, adotando critérios de responsabilidade para a aplicação dos recursos”, explicou. (box)Novos CMEIs aumentarão número de vagas para a educação infantilA secretária municipal de Educação, Zélia Marochi, anunciou, durante a entrevista coletiva realizada nesta terça-feira, que novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) irão ampliar a oferta de vagas para as crianças com idade para freqüentar esses espaços. Um novo CMEI deve ser construído próximo ao Centro de Ação Social e ao Terminal Central de Transporte Coletivo. Com isso, a Secretaria Municipal de Educação quer garantir o atendimento dos filhos de pais que trabalham no centro da cidade.Também está prevista para iniciar no próximo ano a construção do CMEI do Parque Santa Lúcia. Dentro de 10 dias a obra deverá ser licitada. Outra obra anunciada pela secretária é a reforma e ampliação do CMEI da Vila Princesa.“Desta forma, estamos atendendo a legislação, que prevê o aumento progressivo das vagas para a educação infantil”, afirmou Zélia. As crianças que completam seis anos depois de 31 de março de 2007 deverão ser matriculadas em um CMEI. Terão prioridade para a vaga as crianças de famílias mais necessitadas, cuja renda não ultrapasse três salários mínimos.