Prefeitura e UEPG firmam convênio para atender curso

Prefeitura Municipal de Ponta GrossaAssessoria de ImprensaData: 25/10/06Jornalista: Edgar HampfPrefeitura e UEPG firmamconvênio para atender cursoO secretário municipal de Governo, José Ruiter Cordeiro, e o vice-reitor da UEPG, Carlos Luciano Santana Vargas, assinaram ontem convênio efetivando parceria entre o município e a universidade, para fornecimento de equipamentos para o curso superior de formação específica em Estilismo e Produção em Moda. Participaram do evento ainda os secretários municipais Liliana Ribas Tavarnaro (Indústria, Comércio e Turismo), e Luiz Simão Staszczak (Qualificação Profissional), além das pró-reitoras Cândida Leonor Miranda e Graciete Tozetto Góes, esta também coordenadora do curso. O convênio garante aos alunos do curso suporte do município em termos de equipamentos específicos, e representa, como lembrou o secretário Simão, “um resultado claro de uma parceria estratégica firmada entre o município e a Universidade”. Segundo ele, na definição dessa parceria, governo e universidade “identificaram toda a potencialidade do setor”. Ele também destacou a importância do curso para a efetivação do Pólo de Confecções, previsto no plano de ação do governo Wosgrau Filho. Já para a secretária Liliana Tavarnaro o curso é “fator preponderante” para a implantação do Pólo, cujas bases ficariam incompletas se não houvesse cuidado também na formação de profissionais de criação: “a criação é o que faz com que os produtos dessa área tenham melhor aceitação no mercado”. Assim, explica, o Pólo de Confecção não quer apenas fomentar a instalação de empresas desse setor na cidade e na região, mas principalmente oferecer condições de consolidação e crescimento e, portanto, de sustentação perene.A pró-reitora Graciete Tozetto Góes, coordenadora do curso de Estilismo e Produção em Moda, explicou durante a cerimônia como funciona o curso e quais são seus objetivos, e revelou que ele foi criado justamente tendo em vista o projeto de implantação do Pólo.Representando o prefeito Pedro Wosgrau, o secretário de Governo José Ruiter Cordeiro destacou o que foi classificado como “feliz iniciativa”, do chefe do Executivo, de implantar o Pólo de Confecções, adicionando que o convênio assinado ontem “tem o signo do comprometimento” do governo municipal, no êxito do curso oferecido pela UEPG. Para o vice-reitor Luciano Vargas, a parceria com a administração municipal tem “grande significado”, e o curso de Moda “já vem demonstrando que pode contribuir em muito, num setor de alta competitividade, como é o da moda”. Ele também anunciou que serão em breve lançados novos cursos seqüenciais pela instituição, usando novamente o exemplo da parceria hoje existente, entre a UEPG e o governo: “essa parceria é um exemplo do que podemos e estamos fazendo. E também do que podemos e devemos fazer mais”. Entre os cursos que serão criados Luciano mencionou o de Hotelaria Hospitalar, destinado a capacitar recursos humanos para “fazer funcionar o Hospital Regional e Universitário”, com formação direcionada “ao melhor atendimento da população”.