Comissão prepara regimento para conselho da APA

Em sua primeira reunião ordinária, o Conselho Gestor da APA (Área de Proteção Ambiental) Municipal das Araucárias, ontem pela manhã, o presidente e secretário municipal de Agricultura, Laertes Bianchessi, decidiu formar uma comissão, responsável pela proposição de um projeto de regimento interno. Houve uma explanação de conceitos e objetivos da APA e sobre a função dos conselheiros, e “o passo mais importante, agora, que é formular o Regimento Interno”. Esse documento vai “dar um caminho, permitir a organização administrativa e operacional do conselho”, segundo Laertes. Os próximos passos são a elaboração da proposta, e sua deliberação pelo Conselho e, uma vez aprovado, submetido ao prefeito, que deve decretá-lo.Para isso foi destacada uma comissão, formada por Paulo Barros, diretor do departamento de Meio Ambiente, da Secretaria de Agricultura; Júlia Cunha, do Cescage; Gustavo Ribas Netto, da Associação dos Proprietários de áreas atingidas pela APA; Ricardo Johansen, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Ponta Grossa; e Carlos Eduardo Delinski da Associação dos Mineradores de Areia. Essa comissão vai apresentar o resultado de seu trabalho numa reunião já agendada para as 8h do dia 9 de novembro, quando a proposta será analisada e votada.A partir daí, explicas o secretário, “vai se discutir o trabalho em si, que é o diagnóstico ambiental e sócio-econômico e de dados fundiários da APA, para montar um plano de manejo”.De acordo com Laertes, a APA será uma unidade de conservação de uso sustentável, e pretende compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela de seus recursos renováveis. Essa APA, diz ele, “vai fazer com que avancemos na questão ambiental, permitindo que os produtores fiquem ali e eventualmente recuperem as áreas originais”. O secretário destacou ainda que se trata de uma demanda da comunidade local, que agora vai regulamentar o uso e a ocupação do solo, assim como o exercício de atividades no local, sempre tendo em vista o desenvolvimento sustentável. A idéia é fazer com que a APA sirva para conservar os ecossistemas regionais, como campos e matas nativas, englobando o patrimônio natural, cultural e arquitetônico, assim como proteger a biodiversidade.(Box)O que é a APAA Área de Proteção Ambiental Municipal das Araucárias tem 28 000 hectares, dos quais 7 000 formados exclusivamente por matas e campos nativos. A APA foi criada por lei municipal publicada no dia 3 de março de 2006, e está distribuída por uma área não contínua que engloba parte dos distritos de Itaiacoca e Guaragi e ainda os rios Verde e Tibagi.Parcela da área dessa unidade municipal está também dentro de outra Unidade de Conservação, desta vez o Parque Nacional das Araucárias, que tem no total perto de 21 000 hectares. Para efeito de comparação, o Parque Estadual de Vila Velha, também no município de Ponta Grossa, tem pouco mais de 3 000 hectares.“Nada impede que unidades de conservação se sobreponham”, defende o secretário Laertes: “a diferença é que na APA, a posse dos imóveis continua na mão dos seus proprietários e, numa Unidade mais restritiva, como um Parque Nacional, todas as áreas têm que ser desapropriadas. Se isso não acontecer, não se configura como Parque”.Quem está no Conselho GestorVeja quem são os titulares do Conselho Gestor da APA Municipal das Araucárias:- Laertes Sidney Bianchessi (Secretaria Municipal de Agricultura)- Michel João Haddad Neto (Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo)- Claudinei Franco (Conselho Municipal do Meio Ambiente)- Paulo Eduardo Barros (Departamento de Meio Ambiente)- Franke Dijkstra (Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha)- Rosangela Aparecida Pereira Mello (Sanepar)- João Manoel Grott (Associação Planeta Azul)- Ney Batista Rosas (Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos)- Gustavo Ribas Netto (Associação dos Proprietários de áreas atingidas pela APA)- Elmir José Groff (Sindicato Rural de Ponta Grossa)- Álvaro Luiz Scheffer (FIEP)- José Luceno Bail (Embrapa)- Ricardo Johansen (Cdesponta)- Carlos Eduardo Delinski (Associação dos Mineradores de Areia)- Luciane Curtis Porfírio da Silva (Emater)- Júlia Streski Fagundes Cunha (Cescage)- Marcelo Nadal Borsato (Coopagrícola)- Eduardo Fávero Caíres (UEPG)- Vespaziano Bittencourt (Sociedade Rural)