Escola Maria Vitória trabalha poesias de Vinícius

Um dia todo dedicado a Vinícius de Moraes, que eternizou o romantismo em poemas e canções memoráveis. Em duas sessões, a primeira começando às 8h30 e a segunda às 14h, os alunos de uma escola municipal terão nesta sexta-feira uma agenda bem diferente. “A escola municipal Maria Vitória Braga Ramos vivendo Vinicius de Moraes” é o nome da atividade, que está integrada ao projeto “Brincando com a Poesia”, coordenado pela professora Eliane Schwab, da equipe de projetos especiais da Secretaria Municipal de Educação. O projeto teve início no mês de março, com a apresentação da obra de Castro Alves. Em seguida outras escolas desenvolveram atividades com os textos de Monteiro Lobato, Cecília Meireles, Henriqueta Lisboa e Gonçalves Dias. Além disso, alunos de escolas municipais participaram de uma tarde de poesia com poetas locais, como Leonilda Hilgenberg Justus, Edy Tozetto, Edmundo Schwab e Róbison Benedito Chagas.O desenvolvimento das atividades previstas nesse projeto demanda muita leitura, o que se coaduna com os objetivos da gestão do setor de Educação, em Ponta Grossa. Um dos objetivos, explica a secretária Zélia Marochi, é proporcionar o acesso a bons textos e materiais bem elaborados, como aqueles disponíveis na Biblioteca Municipal, palco da primeira apresentação do projeto. O manuseio das grandes obras de autores brasileiros confere aos alunos, além de trabalhar sua sensibilidade, também uma significativa melhora no domínio da língua portuguesa, completa a secretária.