Prefeitura lança programa de compra direta da agricultura familiar

Propiciar a abertura de um novo mercado para a produção do agricultor familiar e direcionar essa produção a pessoas e famílias necessitadas. Esses são os objetivos principais do Programa de Aquisição Alimentar (PAA) da Agricultura Familiar, lançado nesta quinta-feira pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente. O programa é desenvolvido em parceria com o governo federal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Ministério do Desenvolvimento Social, e com a Associação de Hortifrutigranjeiros de Ponta Grossa. O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Bianchessi, ressaltou a importância do programa. “Temos uma produção de extrema qualidade no município e através desse programa haverá possibilidade de escoamento dessa produção, trazendo ainda benefícios a entidades assistenciais e programas sociais, que contarão com uma alimentação enriquecida”, enfatizou. Durante o lançamento, os representantes da Conab e da Associação dos Hortifrutigranjeiros assinaram a Cédula do Produtor Rural – CPR –, oficializando a parceria. Na primeira etapa, cinco produtores serão responsáveis pela entrega de 17 toneladas de alimentos, num prazo de seis meses, com um custo total de R$ 17,5 mil. Na seqüência, a associação fará a elaboração de novos projetos. Segundo o vice-presidente da entidade, Paulo Pillsky Sobrinho, a meta é incluir em torno de 50 produtores no programa até o ano que vem.OPERACIONALIZAÇÃOAtravés de recursos destinados via governo federal – o MDS libera o dinheiro para a Conab que, por sua vez, repassa os recursos diretamente aos produtores –, é efetivada a compra de produtos in natura e processados. Os produtos serão encaminhados ao Banco de Alimentos do Serviço de Obras Sociais (SOS), que fará a distribuição dos produtos a entidades assistenciais e programas sociais. “Ponta Grossa está de parabéns, pois é um dos únicos municípios do estado que possui Banco de Alimentos, o que facilita o processo, pois o banco funciona como uma central de distribuição”, ressaltou Valmor Luiz Bordin, gerente de Operações da Superintendência Regional da Conab. Bordin considera a possibilidade de concentrar no próprio município a geração de trabalho e renda para o pequeno agricultor o grande benefício do programa.“Para os produtores é mais uma opção para a venda, além da feira, o que pode garantir inclusive projetos de ampliação da produção”, considerou Pillsky. O lançamento foi acompanhado por autoridades e produtores rurais.