Prefeitura inaugura novo barracão de Programa de Coleta Seletiva

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, inaugurou nesta sexta-feira (27), às 14 horas, o terceiro barracão de triagem de material reciclável do Programa Municipal de Coleta Seletiva ‘Renda do Lixo’. O barracão, localizado em Oficinas, foi repassado para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Oficinas – Acamaro. “Nosso objetivo é dar mais uma oportunidade de geração de renda para que essas pessoas possam trabalhar e progredir”, enfatizou o prefeito Pedro Wosgrau Filho, durante a inauguração. O termo de cessão do barracão foi assinado pelo prefeito, pelo secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Bianchessi, pelo vereador Maurício Silva e pelo presidente da Acamaro, Louri dos Santos. “Há tempos esperávamos por essa conquista, pois só assim o povo conseguirá trabalhar, já que o desemprego está muito grande”, comentou Santos. Segundo ele, a expectativa é aumentar cada vez mais o volume de trabalho.“Esse programa é baseado na melhoria dos setores econômico, social e ambiental”, ressaltou Bianchessi. De acordo com ele, esse modelo de programa é único no Paraná e representa uma ferramenta ambiental importante, pois garante a preservação dos recursos naturais. Além disso, funciona como um instrumento de inclusão social. “O associado pode melhorar sua condição de vida, com o aumento de sua renda, bem como irá contar com a ação de outros setores da Prefeitura, como a Secretaria de Assistência Social e o SOS (Serviço de Obras Sociais)”, afirmou o secretário.Além dos catadores, autoridades e alunos da Escola São Francisco assistiram a inauguração. As crianças visitaram o barracão, acompanhados pela equipe do Departamento de Ação Ambiental. No local, ao conhecer a estrutura do barracão e o processo de triagem do material reciclável, as crianças vão se conscientizando sobre a importância de colaborar com o programa. “A participação da comunidade é fundamental para que o trabalho dê resultado”, comentou o prefeito.PROGRAMAPara viabilizar o Programa Municipal de Coleta Seletiva ‘Renda do Lixo’, a Prefeitura fica responsável pela assessoria técnica para a formação das associações, bem como por fornecer os barracões e equipá-los com prensa, balança, carrinhos e demais equipamentos necessários para a atividade.Além de Oficinas, o programa já está implantando nos bairros de Uvaranas e Nova Rússia, concentrando mais de 100 catadores associados. “Assim, estamos confirmando o compromisso do governo municipal para a melhoria da qualidade ambiental e da qualidade de vida dos catadores”, diz Bianchessi.