Município dá suporte à 2ª Feira de Ovinos

O governo municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, está apoiando a realização, de 1o a 5 de novembro, da 2a Feira de Ovinos, promovido pela Sociedade Rural dos Campos Gerais, com participação do Cescage e da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Centro Agropecuário. O evento constará de exposição e venda de ovinos e caprinos criados na região dos Campos Gerais.Para dar suporte ao evento, o governo municipal está melhorando a infra-estrutura do Centro Agropecuário, especialmente as baias para exposição dos animais. “Estamos fazendo dezenas de baias, para completar as já existentes, e para dar suporte à exposição dos animais que serão levados à feira”, diz o secretário Laertes Bianchessi. A própria Secretaria adquiriu os animais e despachou seus técnicos para montar as baias. “Esse é um setor que merece toda nossa atenção e o incentivo do governo, porque a ovinocultura seu espaço no município, em muitas propriedades, principalmente as de pequeno porte. E tem sido uma opção econômica interessante, que está evoluindo, nos Campos Gerais”.CAPRINOSO secretário Laertes também revelou que o governo recebeu uma proposta de parceria com o Cescage, para o fomento à caprinocultura. “Existe um programa, já em desenvolvimento pelo Cescage, que prevê uma rede integrada de criadores. Com essa parceria, a idéia é que seja firmado um acordo para que o município também se integre, fornecendo assistência técnica e inseminação nas matrizes, que serão destinadas pelo Cescage aos produtores associados. Depois do nascimento, os produtos dessa inseminação são adquiridos pelo Cescage para, na seqüência, ser comercializados e eventualmente exportados”. Como se trata de exemplares geneticamente selecionados, Laertes acredita que o programa se transformará num importante instrumento para alavancar a produção de caprinos na região. “É um programa que o município está estudando com muito carinho”, adianta. Na última sexta-feira, um veterinário da Divisão de Fomento Agropecuário, Marcos Aleixo, participou de reunião com representantes de associações de moradores de Roça Velha, Sete Saltos de Cima e Cerradinho, em que já existem pequenas criações de cabras, e que manifestaram interesse em participar dessa rede de criadores associados. “Vários produtores manifestaram interesse”, revela Laertes, e estão solicitando sua integração nessa parceria. Na seqüência, revela o secretário, “em função dessas demandas, vamos estudar a forma de estabelecer essa parceria, que será também discutida com o prefeito Pedro Wosgrau Filho. Nossa expectativa é que em breve tenhamos uma posição sobre isso”. Laertes disse ainda que o governo olha com muita atenção para o setor, considerada “uma opção econômica valiosa para moradores de diversas regiões do município, principalmente nas comunidades rurais em que a atividade agrícola não tem muito espaço, em função da declividade ou do tipo de solo, mas a caprinocultura se apresenta como opção viável, na linha da diversificação”.