Prolar e Caixa garantem mais 198 casas em PG

Mais 198 casas populares serão construídas em Ponta Grossa e vendidas com preços subsidiados. O contrato entre a Companhia de Habitação de Ponta Grossa e a Caixa Econômica Federal, que vai resultar na construção dessas 198 novas moradias, foi assinado na tarde de terça-feira (31), no hall do gabinete do Prefeito, na presença do próprio Pedro Wosgrau Filho, do presidente da Prolar, Raul Paulo Neto, do superintendente regional da Caixa, Celso Matos. A Caixa Econômica, segundo informou o presidente da Prolar, está financiando e subsidiando a construção dessas moradias, que têm um custo unitário de R$ 10 000. Cada terreno, que tem 12 metros de frente, mais a infra-estrutura implantada pela administração municipal, tem ainda um custo de R$ 2 500. Mas os mutuários pagarão apenas uma fração desse custo: “graças a essa operação subsidiada, cada mutuário vai pagar 72 parcelas com valores variando entre R$ 37 e R$ 45, dependendo da faixa de renda”, informou Raul Paulo Neto. “É um grande benefício que a Caixa Econômica está nos permitindo conceder”. O presidente da Prolar disse ainda que hoje há mais de 9 000 inscritos no cadastro da Prolar, à espera de uma casa ou de um lote urbanizado. Mas esse número já está sendo reduzido: “estamos tirando essas pessoas do cadastro para colocar em casas e lotes urbanizados. E vamos fazer muito mais”. Raul estima que até o final do ano dois novos contratos sejam assinados, com a Caixa, possibilitando a construção de um número superior de casas populares.O superintendente da Caixa, Celso Matos, em rápido discurso, revelou que para financiar as novas moradias do Jardim Alto Alegre, a instituição utilizou recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, e explicou que a política de subsídio à moradia popular “só é possível quando tempos, como acontece aqui em Ponta Grossa, o apoio do poder municipal”.Já o prefeito Pedro Wosgrau Filho, que destacou a importância da parceria com o governo federal, através da Caixa Econômica Federal, falou da prioridade que sua administração dá à questão da moradia popular. As casas do Jardim Alto Alegre, anunciou, serão iniciadas ainda este ano e entregues aos seus proprietários até a metade de 2007. “Reconhecemos e agradecemos a determinação da Caixa Econômica em firmar essas parcerias conosco, permitindo esses avanços na melhoria da qualidade de vida de nossa população”.MAIS LOTESDe acordo com o presidente da Prolar, Raul Paulo Neto haverá também a entrega de lotes urbanizados, em três oportunidades distintas, no mês de novembro. “Os lotes urbanizados foram idealizados na primeira gestão do prefeito Pedro Wosgrau Filho, que foi também o criador da Prolar”, lembra Raul Paulo Neto, lembrando ainda que quase 1 500 famílias receberão, também no mês de novembro, documentação relativa aos terrenos que ocupam, dentro de um processo de regularização de áreas. “Serão legítimos proprietários, e passarão a ter documentação que lhes garanta a posse de suas casas e terrenos, sem qualquer constrangimento, contando também com endereço oficial e regular”.Nesse processo de regularização, destaca Raul, estão incluídas ocupações de áreas que foram loteadas em governos anteriores, mas que não contavam com documentação. No dia 7 de novembro, por exemplo, o prefeito Wosgrau Filho oficializa a regularização dos loteamentos Jardim Dom Bosco, Estrela do Norte e Estrela do Lago, com a assinatura e entrega de escrituras. No dia 18, serão assinados contratos com 119 mutuários do loteamento Três Rios, a antiga área de invasão “Jundiaí”, agora regularizado e que também recebeu completa infra-estrutura, em ações da Prolar.Dos lotes urbanizados que serão entregues, além dos 119 do Três Rios, há 363 do Loteamento Aroeira e outros 252 do Jardim dos Manacás. Neste caso, haverá sorteio dos lotes, entre os inscritos, e assinatura dos contratos, em solenidade o cine-teatro Ópera.(Box)CronogramaVeja quando serão feitas as entregas e assinaturas de escrituras- Dom Bosco, Estrela do Norte e Estrela do Lago – regularização, com assinatura e entrega de escrituras para ocupantes de 1 460 lotes, dia 7 de novembro, às 15h30- Loteamento Aroeira – entrega de 363 lotes urbanizados com toda infra-estrutura, dia 11 de novembro, às 10h30- Loteamento Três Rios – assinatura de contrato com mutuários e entrega de documentação a 119 ocupantes, dia 18 de novembro, às 10h30- Loteamento Jardim dos Manacás – sorteio de lotes, com assinatura dos contratos, dia 25 de novembro, às 14h.