Surdez infantil será tema de palestra para profissionais da rede municipal de educação

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Sociedade Brasileira de Otologia – Seção Ponta Grossa, promove nesta quarta-feira (1º), às 8h30, na Prefeitura, uma palestra para diretores e pedagogas da Rede Municipal de Ensino sobre deficiência auditiva infantil. A palestra, ministrada pela otorrrinolaringologista Sônia Milléo, antecede a Campanha Nacional de Saúde Auditiva, que acontece no dia 10 de novembro – Dia Nacional de Combate à Surdez. A iniciativa reafirma o comprometimento da SME no que se refere à capacitação de seu quadro de profissionais para garantir a inclusão do aluno com deficiência no ensino regular.A campanha, que terá como tema "Superando Preconceitos e Resgatando a Auto-Estima", é promovida pela Sociedade Brasileira de Otologia (SBO) e tem entre seus objetivos conscientizar a população sobre a importância da prevenção para a saúde auditiva e desmistificar o preconceito existente quanto ao uso de aparelhos auditivos nas crianças em idade escolar. Além disso, a campanha visa orientar a comunidade sobre a importância da realização do teste da orelhinha em recém-nascidos e esclarecer sobre a inclusão do aluno com perda auditiva ou surdo no ensino regular, de forma responsável e segura, objetivando a efetivação de sua aprendizagem.Segundo dados estatísticos, no Brasil, de cada 1000 crianças, de três a cinco já nascem surdas. Em torno de 7 a 12% de todos os recém-nascidos têm pelo menos um fator de risco para a perda auditiva ou a surdez. Das crianças em idade escolar, de 10 a 15% possuem perda auditiva leve ou flutuante e destes, 2% necessitam do uso de aparelhos de amplificação sonora.