Governo garante vacinação assistida contra aftosa

A administração municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente vai promover vacinação assistida contra febre aftosa, nos bovinos de propriedades localizadas na área urbana de Ponta Grossa. Reunião na tarde de ontem, envolvendo o secretário Laertes Bianchessi e representantes do Sindicato Rural e da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, definiu os parâmetros dessa parceria. Segundo o secretário, o governo municipal garante a vacinação nas pequenas propriedades do entorno da cidade que tenham até sete cabeças de gado – rebanhos pequenos – com um veterinário que visitará os criadores. O Sindicato Rural, por seu turno, arcará com a aquisição das vacinas, gasto depois ressarcido pelos beneficiários.Laertes lembra que muitos pequenos produtores por vezes deixam de vacinar seus animais porque a quantidade mínima disponível no mercado é de dez doses. “Para evitar que alguém fique sem vacinar seu rebanho, estamos fazendo empenho para manter esse programa”, explica. O produtor, dentro da ação conjunta definida na reunião de ontem, vai pagar somente as doses que serão utilizadas. “É uma forma de auxiliar o pequeno criador de gado, e garantir que não corremos o risco de ter focos de contaminação em nosso município”. Os interessados devem procurar a Secretaria de Agricultura para inscrever-se. As ações em campo acontecem até dia 20 de novembro.