CINE TEATRO ÓPERA

CINE TEATRO ÓPERA

Construído no ano de 1947 em estilo art-decô, o edifício localizado na esquina de duas das principais ruas da época, a XV de Novembro e a Augusto Ribas, o Cine Teatro Ópera marca materialmente o inicio da modernidade arquitetônica em Ponta Grossa. Foi o primeiro prédio ponta-grossense construído com base no processo de verticalização em que muitas cidades brasileiras implantavam nesta época como modelo da modernidade.
O prédio foi construído com seis pavimentos, sendo que o térreo contava com a estrutura para um Cine-teatro e o restante dos espaços eram destinados originalmente a serem utilizados como residências. Foi também o primeiro prédio da cidade que podia contar com uma nova ferramenta da modernidade, o primeiro a possuir um elevador.
O cinema, como advento cultural, surgiu em Ponta Grossa no início do século XX, num momento em que a idéia de progresso era estabelecida por acontecimentos visíveis na sociedade como a estrada de ferro, a imprensa e também as transformações urbanas, como a luz elétrica.
O primeiro cinema a surgir em Ponta Grossa foi o Cine Recreio, devido à iniciativa de Augusto Canto em 1906, depois em 1911 o Cine Renascença e em 1939 o cine império. Em 15 de setembro de 1950 o Cine Teatro Ópera foi inaugurado como mais um cinema ponta-grossense, contava com mil e quatrocentos lugares, e teve seu destaque devido a ser um espaço luxuoso para época, preferido pela elite local.
  Segundo consta em estudos de historiadores local a primeira sessão cinematográfica a ser exibida foi “Carnaval em Fogo”, que segundo o jornal da época era o “maior filme nacional da história do cinema, cujo êxito, esfacelou, arrasou, pulverizou todos recordes no Brasil entre filmes qualquer...”.
Hoje o imóvel é tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC) de Ponta Grossa e faz parte do conjunto patrimonial, arquitetônico, cultural e artístico da cidade.