Governo amplia regularização e garante mais casas

Um total de 1 460 famílias está, desde a última terça-feira, com suas moradias devidamente regularizadas. Em solenidade ontem no hall do gabinete, o prefeito Pedro Wosgrau Filho e o presidente da Companhia de Habitação de Ponta Grossa, Raul Paulo Neto, efetivaram a regularização dos loteamentos Jardim Dom Bosco, Estrela do Norte e Estrela do Lago, criados na administração anterior e até então sem legalização. Na solenidade, a que assistiram alguns dos moradores beneficiados, foram assinadas e entregues escrituras definitivas. “São agora legítimos proprietários”, destacou o presidente da Prolar. “Agora, têm a documentação que lhes garante a posse de suas casas e terrenos sem qualquer constrangimento”. A Prolar está atuando com ênfase nesse processo, de acordo com o presidente. Raul estabelece que estão incluídas ocupações de áreas que foram loteadas em governos anteriores, mas que não contavam com documentação. Outros loteamentos, que ainda estão com documentos pendentes, serão todos regularizados, garantiu o presidente da Prolar.Já o prefeito Pedro Wosgrau Filho, em pronunciamento durante a solenidade, lembrou que a Prolar foi criada ainda em seu primeiro mandato: “criamos a Prolar há 16 anos com a finalidade de garantir à população lotes e casas regularizadas”. Ele destacou o trabalho “forte e árduo” que está sendo feito para regularizar, até o final da gestão, todos os loteamentos e casas ainda sem documentação. Wosgrau diz que isso “é um dever do poder público”, que não pode ser adiado. De acordo com o prefeito, mais de 9 000 pessoas ainda precisam regularizar a posse de suas moradias, em Ponta Grossa. “Em Ponta Grossa, fizemos esse trabalho na Vila Nova”, lembrou o prefeito, adiantando que sob sua orientação, nenhum lote ou casa é entregue sem estar completamente regularizado: “os lotes que serão entregues nessa gestão serão todos regularizados”.O chefe do Executivo lembrou também que está em andamento um projeto de construção de “muitas casas populares” na cidade, em parceria com a Caixa Econômica Federal. Wosgrau adiantou que o governo já dispõe de terrenos suficientes para construir quase 4 000 casas, e que é isso que vai ser buscado no menor espaço de tempo possível.No próximo dia 18, serão assinados contratos com 119 mutuários do loteamento Três Rios, a antiga área de invasão “Jundiaí”, agora regularizado e que também recebeu completa infra-estrutura, em ações da Prolar.Dos lotes urbanizados que serão entregues, além dos 119 do Três Rios, há 363 do Loteamento Aroeira e outros 252 do Jardim dos Manacás. Neste caso, haverá sorteio dos lotes, entre os inscritos, e assinatura dos contratos, em solenidade o cine-teatro Ópera.Líder de moradores destacagarantia dada pela escrituraDe acordo com a presidente da Associação de Moradores do Loteamento Dom Bosco, Adriane Soares de Souza, que mora ali há três anos, a regularização “é muito importante para todos, pois é a garantia de que moramos no que é nosso”.Segundo Adriane, muitos de seus vizinhos, também moradores do Dom Bosco, enfrentaram problemas justamente por causa da falta de documentação dos lotes. Entre os problemas estão a perda de financiamentos e até dificuldade em matricular os filhos na escola.(Box)CronogramaVeja quando serão feitas as próximas entregas e assinaturas de escrituras:- Loteamento Aroeira – entrega de 363 lotes urbanizados com toda infra-estrutura, dia 11 de novembro, às 10h30- Loteamento Três Rios – assinatura de contrato com mutuários e entrega de documentação a 119 ocupantes, dia 18 de novembro, às 10h30- Loteamento Jardim dos Manacás – sorteio de lotes, com assinatura dos contratos, dia 25 de novembro, às 14h.