Projeto Horta em Casa já entregou 250 mil mudas de hortaliças

O projeto Horta em Casa, iniciado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária há cerca de três meses, já entregou 250 mil mudas de hortaliças. Nesta terça-feira (26), o programa esteve no Santa Tereza, na Associação Esquadrão da Vida, entidade beneficente que atende 30 pessoas dependentes químicas. Foram entregues cerca de 4 mil mudas de hortaliças, entre alface lisa, alface crespa, beterraba, brócolis, couve manteiga, repolho, cebolinha, salsinha, manjericão, manjerona, hortelã e erva doce.
Nesta quinta-feira (28), o projeto estará no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), João Haddad, no Núcleo Pitangui, distribuindo as mudas para as crianças fazerem a horta. Serão os alunos os responsáveis pelos cuidados da horta, acompanhando o processo de geminação à colheita, e terão orientação e apoio técnicos da Secretaria de Agricultura e Pecuária. O Horta em Casa vai incrementar a merenda escolar, aliando educação e meio ambiente.
Além da distribuição das mudas, o Horta em Casa também orienta as famílias sobre o plantio e os cuidados que se devem ter para manter a horta. Junto com as mudas, as comunidades recebem também uma cartilha, distribuída para as comunidades, com instruções sobre o cultivo das mudas. Nela constam informações como fazer a horta caseira, métodos caseiros de controle de pragas, espaçamento de mudas, época de plantio, ciclo das hortaliças, período para a colheita, etc. Cada família recebe cerca de 100 mudas. Para receber as mudas, as famílias devem se cadastrar na associação de moradores de seu bairro. Para a implantação da horta em casa é necessário espaço adequado para preparar os canteiros para as hortaliças.