Viveiro produzirá 100 000 mudas de árvore em 2005

O Viveiro Público Municipal, mantido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente em área contígua ao Parque Margherita Masini, vai produzir este ano mais de 100 000 mudas de árvores. O anúncio foi feito ontem pelo titular da Secretaria, Laertes Bianchessi, durante visita ao local, em função da comemoração do Dia da Árvore. “Queremos melhorar o nível de arborização do município”, diz o secretário, antecipando que a projeção é que o viveiro produza em 2006, pelo menos 190 000 mudas de árvores.Só neste ano, perto de 29 000 mudas já foram entregues, com outras 60 000 devendo ser distribuídas a partir de novembro.Cada uma das mudas de árvores nativas é vendida para produtores rurais ou proprietários urbanos a R$ 0,10. Se o proprietário está sendo obrigado a adquirir as mudas, por notificação ambiental, o preço é maior: R$ 0,20 por exemplar. Já os espécimes ornamentais são vendidos a R$ 3,50 a unidade.As mudas de árvores nativas – como acácia imperial, araçá, cedro-rosa, ipê amarelo, canela e aroeira, num total de mais de 25 espécies – são destinadas principalmente para recuperação de matas ciliares, na zona urbana. “A lei determina que deve ser mantida uma faixa de 50 metros de vegetação nativa em torno de nascentes, e pelo menos 30 metros nas margens de rios”. Em Ponta Grossa, graças a um convênio com o Instituto Ambiental do Paraná, é o Viveiro Público que fornece todas as mudas para esse tipo de plantio. Aproximadamente 95% das mudas de espécies nativas produzidas no viveiro são destinadas a essa finalidade, segundo o secretário Bianchessi e a coordenadora do Viveiro, Elizângela Schneider. O restante vai para recomposição de reservas legais, em propriedades rurais particulares, e para o repovoamento de matas e áreas urbanas.As mudas de árvores ornamentais, por sua vez, são destinadas a programas de arborização pública, sendo transplantadas em ruas, praças e jardins. “Damos preferência a espécimes com crescimento radicular determinado”, explica Bianchessi. A preferência é justificável: sem esse cuidado, as raízes de algumas árvores crescem para os lados, rompendo e destruindo calçadas e ruas.Entre as ornamentais, o viveiro dispõe de mudas de azaléia, buganvília, camélia, margarida e pingo d’ouro, entre outros.