Mais de 4 900 alunos têm avaliação externa

Como parte dos procedimentos adotados para cumprir as metas da política educacional da Secretaria Municipal de Educação, foi promovida, em parceria com a Fundação Ayrton Senna, uma avaliação externa de desempenho de 4 953 alunos da classe de 7 anos, entre quarta e quinta-feira. Foram submetidos aos alunos conteúdos de Língua Portuguesa (interpretação e produção de textos), e Matemática (interpretação de situações-problemas).A Secretaria de Educação tem como foco indicadores de qualidade para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos que incluem a valorização de sua permanência com sucesso no espaço escolar, por meio de experiências curriculares significativas e que colaborem para uma educação de caráter crítico e transformador.Nesse sentido, segundo a secretária Zélia Maria Lopes Marochi, além da realização da avaliação processual, ao longo do ano letivo, que é centrada no entendimento sobre o significado dos saberes apropriados pelos alunos, a preocupação da Secretaria Municipal de Educação voltou-se para a realização de momentos de síntese, por meio de avaliação externa. O objetivo é buscar indicativos de melhoria da aprendizagem, especialmente para evitar situações como as constatadas no início deste ano letivo, em que alunos cursando a 3a. ou 4a. série ainda não realizavam interpretação de textos e não apresentavam domínio da leitura.A avaliação externa, segundo a secretária Zélia Marochi, permitirá a partir da obtenção de dados qualitativos e quantitativos, e da produção de informações sobre a aprendizagem, a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Ensino.Segundo as professoras e pedagogas que participaram da aplicação das provas, os alunos responderam com tranqüilidade à proposta de avaliação externa, revelando que, de modo geral, as escolas municipais vêm respondendo de forma coerente e competente às metas propostas para a efetivação do que foi definido, coletivamente, pelas unidades escolares em consonância com a política educacional da Secretaria Municipal de Educação, no início da atual gestão.EQUIVALÊNCIAA Secretaria Municipal de Educação confirmou nesta quinta-feira (22/09) que como parte do Programa Municipal de Atendimento à Educação de Jovens e Adultos, será realizado dia 30 de setembro o primeiro Exame de Equivalência, na escola Minervina França Scudlarek.Participarão desse exame 304 alunos oriundos de classes localizadas em 19 escolas municipais, uma escola estadual e cinco instituições localizadas em empresas e municípios da região dos Campos Gerais.