Ponta Grossa disputa maioria das modalidades nos Jojup’s

Uma grande festa está programada para esta noite, a partir das 20 horas, na Arena de Rodeios do Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo, com delegações de 95 cidades participando do desfile de abertura dos 19º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), competição que teve a sua primeira edição realizada em Ponta Grossa e se impõe como a mais significativa do Estado, no que se refere ao trabalho de base desenvolvido pelos municípios, reunindo atletas com idade máxima de 17 anos.Ausente apenas dos torneios de handebol e tênis de campo, Ponta Grossa participa com uma das maiores representações desta 19ª edição dos Jojup’s, com mais de 350 pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes e pessoal de apoio. O chefe da delegação princesina, professor Milton Anfilo, afirma que cerca de 90% dos atletas que estarão contam com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte ou do Projeto “Prata da Casa”, retomado neste ano e que contempla os destaques dos 21º Jogos Estudantis Municipais (JEM). “As bolsas mensais são do mesmo valor para todos os atletas, refletindo o empenho da atual administração municipal na formação das novas gerações do nosso esporte”, enfatiza Milton, que também é diretor da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação (SER).A delegação de Ponta Grossa estará embarcando com destino a Toledo nesta manhã, às 11 horas, com quatro ônibus e um micro-ônibus saindo da frente do Ginásio de Esportes Oscar Pereira, levando as equipes do atletismo, handebol, natação, futebol, futsal, judô, voleibol, xadrez, tênis de campo e basquetebol. Na segunda-feira, dia 26, às 23 horas, seguirão o vôlei de praia, o ciclismo e o tênis de mesa. E na quarta-feira, dia 28, também às 23 horas, será a vez do karatê e da ginástica rítmica.O secretário Carlos Roberto Ferreira, dos Esportes e Recreação do Município, está em Toledo desde ontem, coordenando a montagem do alojamento de Ponta Grossa, que utiliza as instalações do Colégio Ayrton Senna, onde também serão feitas as refeições.ProgramaçãoAs disputas dos 19º Jojup’s serão iniciadas no sábado (23), com as primeiras medalhas saindo das provas individuais do atletismo, natação, judô e tênis de campo, modalidades programadas para o Campus II da Unipar. No mesmo local acontecerão os jogos de xadrez.BasquetebolCom grupo único, o basquetebol feminino da Divisão “A” será disputado no confronto de todos contra todos, com Ponta Grossa, Maringá, Curitiba, Toledo, Londrina e São José dos Pinhais. O primeiro compromisso das princesinas será com Toledo, amanhã, às 19 horas, no Ginásio Jaime Zeni.No basquetebol masculino, Ponta Grossa também aparece na divisão principal, pelo grupo “A”, tendo como adversários: Maringá, Campo Mourão e Apucarana. O grupo “B” tem Londrina, Curitiba, Palmas e Pato Branco. Na estréia, amanhã, às 14h45 minutos, Ponta Grossa tem pela frente Campo Mourão, também no Ginásio Jaime Zeni.FutsalPresente na Divisão “A” tanto no masculino como no feminino, Ponta Grossa ainda busca títulos inéditos no futsal dos Jojup’s. O time feminino princesino aparece no grupo “A”, com Toledo, Curitiba, Nova Esperança e Marialva. O grupo “B” tem Londrina, Maringá, Prudentópolis, Campo Mourão e Palotina. Amanhã, as princesinas enfrentarão Nova Esperança, às 16 horas, no Ginásio da Sadia.No futsal masculino, Ponta Grossa está no grupo “A”, ao lado de Maringá, São Miguel do Iguaçu, Foz do Iguaçu e Londrina. O grupo “B” é formado por Curitiba, Cascavel, Altônia, Umuarama e Palmas. No principal jogo da sabatina, Ponta Grossa e Londrina medirão forças, às 21h15 minutos, no Ginásio Alcides Pan.VoleibolRetornando à Divisão “A”, o voleibol feminino de Ponta Grossa tem como primeiro objetivo manter-se na elite, mas a disputa por uma medalha também está nos planos do técnico José Francisco Macedo, o Gaúcho. As princesinas aparecem no grupo “B”, com Londrina, Maringá, Toledo e São Miguel do Iguaçu. No grupo “A” estão Curitiba, Campo Mourão, Medianeira, Francisco Beltrão e Marechal Cândido Rondon.Logo na primeira rodada, as princesinas enfrentarão Maringá, amanhã, às 16 horas, no Ginásio Hugo Zeni.O voleibol masculino de Ponta Grossa tenta melhorar o posicionamento do ano passado, quando ficou na quinta colocação. No grupo “A”, Ponta Grossa estará enfrentando Maringá, Cascavel e Palmeira. Curitiba, Medianeira, Londrina e São Miguel do Iguaçu formam o grupo “B”.A equipe do técnico Dalmo José de Souza vai jogar com Cascavel, amanhã, às 19 horas, no Ginásio da Unipar – Campus II.FutebolCampeã da Fase Regional, realizada em Prudentópolis, a Seleção Pontagrossense tem mais um desafio nas finais da Divisão “B”, onde pretende brigar por medalha para subir à elite em 2006. Ponta Grossa está no grupo “B”, com Francisco Beltrão e Mamborê. Grupo “A” – Toledo, Goioerê e Curitiba. Grupo “C” – Sarandi, Bela Vista do Paraíso e Tapejara. Grupo “D” – Santa Helena, Apucarana e Capanema.A estréia do time comandado pelo Zé Ricardo está marcada para amanhã, às 8h30 minutos, diante de Mamborê, no campo do Xaxim. No domingo haverá folga, com os pontagrossenses voltando a atuar apenas na segunda-feira, às 10 horas, contra Francisco Beltrão, no Recanto Municipal.HandebolTambém com campanha invicta na Fase Regional, o handebol masculino de Ponta Grossa vai a Toledo disposto a lutar por um lugar no podium. No grupo “B”, Ponta Grossa enfrentará Itambaracá e São José dos Pinhais. Grupo “A” – Toledo, Saudade do Iguaçu, Campo Mourão e Iporã. Grupo “C” – Goioerê, Arapongas, São Miguel do Iguaçu e Alto Paraná.O primeiro adversário de Ponta Grossa será São José dos Pinhais, amanhã, às 9h15 minutos, no Ginásio Aldanir Rossoni.