Cônsul da Argentina propõe ampliação de contato empresarial

O cônsul adjunto da Argentina no Paraná, Carlos Sanchez Vargas, esteve em Ponta Grossa nesta sexta-feira (23), acompanhado pelo assessor de Comércio Exterior do consulado, Nestor Serafin Santos. “Fazemos uma avaliação positiva deste primeiro contato oficial com a cidade, onde fomos recepcionados muito bem, e esperamos ampliar as possibilidades de negócios e a integração comercial”, enfatizou Sanchez. Eles foram recebidos pela secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Liliana Tavarnaro. Após uma visita à empresa Metalfor, de capital argentino, os visitantes participaram de uma audiência com o prefeito Pedro Wosgrau Filho e a secretária. Na oportunidade, puderam conhecer as propostas do atual governo para a área de indústria e comércio, incluindo a efetivação do pólo de confecções. “Nossa meta é a atração de negócios futuros e a aproximação dos setores. A área de confecções, por exemplo, aponta possibilidades para que as coisas aconteçam”, ressaltou Santos.Para a secretária Liliana, a visita rendeu bons frutos. “Ponta Grossa foi a primeira cidade a ser visitada dentro do roteiro do Programa de Interiorização do consulado. Achamos isso muito importante, pois acreditamos que serão viabilizados negócios futuros”, considera a secretária. Ela destacou ainda o avanço que a Argentina tem na área de design e de moda, o que pode garantir futuras parcerias.Após a reunião com o prefeito e a secretária, o cônsul e o assessor participaram de um encontro com representantes da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa – ACIPG, Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep e da Associação Paranaense dos Supermercados, no gabinete da secretária de Indústria, Comércio e Turismo. Os representantes do consulado ainda participaram de uma reunião na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).Durante as reuniões realizadas na cidade, o cônsul anunciou que uma missão comercial argentina deve vir ao Paraná em novembro, sinalizando a possibilidade de uma rodada de negócios com o setor empresarial de Ponta Grossa. Eles também tomaram conhecimento do calendário de eventos e previsão de programação da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo para o próximo ano, objetivando a participação conjunta. PROGRAMAO Programa de Interiorização do consulado visa a divulgação do trabalho que já é desenvolvido pelo órgão em Curitiba e na Região Metropolitana. As visitas a cidades pólo do interior do Estado estão sendo organizadas para viabilizar missões empresariais entre o Paraná e a Argentina e vice-versa, além de intercâmbios comerciais e parcerias nas áreas de complementação econômica e cultural. As próximas cidades a serem visitadas são Londrina e Maringá.