Baggio relança “Adolescente Aprendiz”

Foi relançado na tarde de ontem pelo secretário de Assistência Social, Edílson Luís Carneiro Baggio, o programa ‘Adolescente Aprendiz’, desenvolvido pelo Departamento da Criança e do Adolescente, no Núcleo de Integração do Adolescente, na vila Vilela.A chefe do Departamento, Mônica Mongruel Laidane, explicou durante a solenidade que somente agora foi possível relançar o programa, em virtude das dificuldades financeiras experimentadas pelo governo. “Enfrentamos por muitas dificuldades, mas estamos conseguindo superá-las”. Segundo ela, o programa vai atender cerca de 1 500 adolescentes – na faixa de 14 anos – em situação de risco pessoal ou social. Também de acordo com a chefe do Departamento, “a grande preocupação desta administração é a qualidade dos serviços que são prestados”. Além disso, “todos os adolescentes, todas as crianças, recebem todos os atendimentos”. Entre esses, historia Mônica, estão musicoterapia, ioga e psicologia.Já o secretário Edílson Baggio, titular da Assistência Social, exortou os adolescentes a “mudarem sua história”, aproveitando os programas de inclusão social oferecidos pela administração municipal. “Se vocês mudarem sua história, estarão também mudando a nossa, e a história da cidade”. Essa mudança, reforçou o secretário, “depende única e exclusivamente de vocês”. Baggio mencionou ainda que “Deus nos deu discernimento, para podermos separar o que é bom e o que não é, o que é certo e o que não é. E, se temos discernimento, temos também integral responsabilidade sobre nossas decisões”. No entanto, lembrou, “se um de vocês enveredar por caminhos outros, que não os da construção de um futuro melhor, não transfiram essa responsabilidade para seus pais, amigos e a comunidade. A construção de um mundo melhor depende de cada um”.Ainda de acordo com Baggio, “as coisas não acontecem por acontecer. Mas não existe professor que ensine aluno que não quer aprender”.PROGRAMAO programa “Adolescente Aprendiz” é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, pelo Departamento da Criança e do Adolescente; Secretaria Municipal de Qualificação Profissional e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.O “Adolescente Aprendiz” oferece uma proposta educativa para o adolescente aprendiz, na faixa de 14 anos de idade, através do Módulo Integrador, que atende 40 adolescentes. Através desse módulo, o adolescente é inserido no mercado de trabalho, possibilitando o exercício da cidadania através da inclusão social, do desenvolvimento das faculdades morais e intelectuais, do fortalecimento do relacionamento familiar e comunitário e do desenvolvimento do senso de responsabilidade e iniciativa. Com isso, o programa pretende oportunizar condições favoráveis para sua formação pessoal, social, educacional e profissional.