Atendimento no PA volta ao normal

O secretário municipal de saúde, Alberto Olavo de Carvalho, anunciou ontem (terça-feira, 27) que os problemas que acarretaram na suspensão dos atendimentos no Pronto-Atendimento que funciona anexo ao Pronto-socorro Municipal, na segunda-feira, já foram superados e que já na terça-feira os atendimentos voltaram ao normal. No entanto, Carvalho frisou que a ocorrência – indesejada – permitiu aos usuários lembrar como era o serviço até o início da atual gestão. “Aquele Pronto-Atendimento não existia até o dia 1o. de janeiro de 2005. Foi criado por nós, para desafogar o Pronto-Socorro e receber os usuários que não precisam de atendimento de urgência e emergência.Ainda ontem, Carvalho assegurou que o Pronto-Atendimento pediátrico já está funcionando junto ao Hospital da Criança ‘Prefeito João Vargas de Oliveira’, e lá deve permanecer por tempo indeterminado.A respeito do Pronto-Socorro e da dificuldade de encaminhamento de pacientes que procuram aquele módulo, o secretário de Saúde explica que, de fato, “não é possível que as pessoas fiquem lá, à espera de internamento”. No entanto, lembra ele, “isso não pode ficar assim”, mas é preciso que se notifique a população de que o problema não é a ação ou a falta de resposta do Pronto-Socorro ou do sistema municipal de Saúde. “O problema é que não tem para onde levar, porque os hospitais não têm vagas. Mas a gestão dos hospitais é de competência do Estado, e não da prefeitura”. Assim, diz o titular da pasta da Saúde, são os hospitais que devem oferecer condições de receber pacientes que estão à espera de internamento – tanto em leitos comuns como em leitos de terapia intensiva.