Orçamento de 2006 fica em R$ 252,3 milhões

O governo municipal projeta arrecadar, em 2006, um total de R$ 252.337.762, ou cerca de 8% acima do valor do orçamento de 2005, que é nominalmente de R$ 233,7 milhões. O montante previsto para 2006 foi apresentado ontem (quarta-feira, 28/09) no final da tarde pelo secretário municipal de Planejamento, José Ribamar Krüger, durante audiência pública na Câmara Municipal.O valor estabelecido para o orçamento-programa de 2006, que será encaminhado para apreciação do Poder Legislativo até o final do mês de , é 7,96% maior do que o previsto para este ano. Em relação ao orçamento que será efetivamente realizado no ano fiscal, contudo, essa variação será sensivelmente maior.Segundo a Secretaria Municipal de Finanças, foi computado na estimativa de arrecadação para 2006 um aumento real de apenas 3,5% - taxa idêntica à estabelecida pelo governo federal como previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), no próximo exercício fiscal.Além da aplicação desse percentual, governo usa ainda uma média da arrecadação verificada nos últimos três anos, corrigida pelo Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA).Essa estimativa de arrecadação na faixa de R$ 252,3 milhões, segundo técnicos do governo, é bastante conservadora, diante das perspectivas macroeconômicas, em especial em razão da política cambial, com a comercialização do dólar a baixas cotações, e a manutenção da taxa Selic num patamar elevado.