Festival Nacional de Contadores de Histórias abre inscrições para oficinas

Estão abertas as inscrições para duas oficinas do 2º Festival Nacional de Contadores de Histórias de Ponta Grossa, promovido pela Fundação Municipal de Cultura e Núcleo de Contadores de Histórias. As oficinas serão realizadas nos dias 13 e 14 de abril, com participação gratuita e emissão de certificados. As vagas são limitadas.
     Nos dias 13 e 14, Elaine Sampaio e Thalita Passos, do Grupo Mãos de Fada, de São Paulo, ministram a oficina ‘Contando histórias em Libras’. A atividade é dirigida para profissionais de Libras, educadores, dinamizadores de projetos de leitura e sócio-educativos, alunos em processo de formação e profissionais afins. A oficina vai abranger conteúdos e práticas do ato de contar histórias na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) em paralelo com a Língua Portuguesa, e acontece das 13h30 às 17h30, no Cine-Teatro Ópera, com uma turma em cada dia. O Grupo Mãos de Fada é formado por profissionais com especialização em Libras e Narrativas, voltadas para as práticas de oralidade e comunicação de sinais nas escolas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail contadoresdehistoriaspg@gmail.com, informando nome completo, RG, local de trabalho e função.
     Ainda no dia 14 de abril, a arte-educadora e contadora de histórias Alice Bandini, também da capital paulista, ministra a oficina ‘Contar Histórias nas Bibliotecas: uma ponte para a mediação da leitura e outras linguagens’. A atividade acontece das 8h30 às 17h30, na Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei, e é voltada para profissionais que atuam em bibliotecas, salas e projetos de leitura. Alice atuou por 16 anos na Biblioteca Narbal Fontes, em São Paulo, e integrou o Setor de Programas, Projetos e Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas do Município de São Paulo, promovendo a integração de todas as bibliotecas e projetos de leitura da cidade. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (42) 3901-1846 ou diretamente na Biblioteca Pública.