Prefeitura e Receita Federal lançam projeto de educação fiscal

A Secretaria Municipal de Educação, privilegiando novas estratégias para a primeira etapa do Ensino Fundamental e procurando despertar o senso crítico dos alunos lançou, nesta quinta-feira (29), em parceria com a Receita Federal, o projeto ‘Disseminadores da Educação Fiscal’. “A sociedade tem penalizado aquele que não teve acesso ao saber. A importância do projeto está em perpassar para a vida do aluno temas vitais para a qualidade de vida da população”, enfatizou a secretária municipal de Educação, Zélia Marochi, durante o lançamento, realizado no Centro de Cultura, às 8 horas.O delegado da Receita Federal em Ponta Grossa, Fernando Saraiva, ministrou uma palestra para professoras das 3a séries das escolas da Rede Municipal de Ensino, junto às quais o projeto será desenvolvido.“A criança tem um papel fundamental na conscientização dos pais. Dessa forma, podemos mudar esse país”, considerou Saraiva. Em sua palestra, o delegado da Receita Federal apresentou informações técnicas de forma acessível, com o intuito de conscientizar sobre a importância do controle social na administração pública. Os professores que acompanharam a palestra consideraram a abordagem muito interessante. “Foi muito bom ouvi-lo falar sobre família e Estado. Com certeza vai mudar a forma de me posicionar em relação aos impostos. Considerei muito útil para nós, professores”, comentou a pedagoga Luciana Teixeira Borges Ptilovanciv, da Escola Municipal Catarina Miró.A secretária destacou ainda que o projeto faz parte do processo educativo, abrindo um novo leque sem desviar do currículo escolar, mas trazendo abordagens diferenciadas de forma competente e pedagógica. “É uma forma de despertar a reflexão crítica da coisa pública, o que garantirá um futuro mais promissor para o nosso país”, comentou Zélia.PROJETOO projeto visa promover a Educação Fiscal através do repasse de conceitos básicos dessa área como tributos, orçamento e controle de gastos públicos, entre outros tópicos. Considerado de grande valia para a transformação da sociedade como um todo, a importância do projeto está na formação do cidadão consciente de seus deveres.Estarão envolvidos nesse projeto 4.765 alunos das 3a séries da rede municipal de Educação.