Ciclo oferece debate técnico na EFAPI

Durante a 29a. Exposição-Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa – EFAPI – que começa esta semana no Centro de Eventos e no Centro Agropecuário de Ponta Grossa, a Secretaria Municipal de Agricultura programou um ciclo de palestras técnicas. De acordo com o titular da pasta, Laertes Sidney Bianchessi, o objetivo com esse ciclo de palestras, uma novidade na programação do evento, é envolver as entidades, oferecendo à comunidade, especialmente técnicos e empresas do setor, “bons conteúdos em diversas áreas”.O programa do ciclo – que terá palestras dias 10, 11, 13, 14 e 15, sempre a partir das 8h30, no Centro Agropecuário – será aberto na segunda-feira, dia 10, com palestra sobre Biocombustível, crédito rural e cooperativismo. Participam da discussão, organizada pela administração municipal e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná (Emater), representantes do Sicredi, que falarão sobre cooperativismo de crédito; de programas de energia alternativa, para falar sobre biocombustível, e o delegado do Ministério da Agricultura no Paraná, Reni Antonio Dernardi . Ainda na segunda-feira haverá palestra sobre o programa da Agroindústria Familiar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.Na terça-feira, dia 11, o programa, que segue o tema Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade, será aberto com palestra do secretário de Estado do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida. Na seqüência fala o vice-reitor do Centro Universitário Positivo (Unicenp), José Pio Martins, e a seguir o ex-deputado federal e ex-presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF/IBAMA), Luciano Pizatto.Na quinta-feira, dia 13, o tema será Suinocultura e Meio Ambiente, abordando aspectos como biodigestores e utilização de créditos de carbono (em palestra que será apresentada por Airton Kunz, da Embrapa Concórdia), Projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo na suinocultura (por Jargen Michel Leeuwstein, consultor do Banco Mundial) e alteração do Código Florestal Brasileiro, por Tibúrcio Leonardo Guitton, da Confederação Nacional de Agricultura.Na sexta-feira, dia 14, com o Encontro de Produtores Rurais, os temas serão Previdência Social Rural, a cargo do INSS, Saúde da Mulher e Mulher e Liderança. O desenvolvimento desses temas estará a cargo do Sindicato Rural e da Federação da Agricultura do Estado do Paraná.Finalmente, no sábado – dia 15 – as discussões serão sobre alternativas de Exploração na área Animal: ovinos e caprinos. As palestras, a cargo do corpo técnico do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais, serão: “Ovinos: mercado e perspectiva”; “Enriquecimento de resíduos orgânicos com amônia para alimentação animal” e “Caprinocultura”.