Prefeitura e feirantes discutem melhorias

Durante a tarde desta segunda-feira (3), o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Bianchessi, técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e da Vigilância Sanitária, representantes da Associação dos Hortifrutigranjeiros de Ponta Grossa e feirantes estiveram reunidos para discutir a atuação das feiras livres no município. Além de ser feita uma avaliação do trabalho realizado desde o início do ano, o foco principal da reunião foi de orientação com relação a aspectos irregulares da atividade.De acordo com o secretário, foram apontados por técnicos da secretaria e da Vigilância Sanitária alguns fatores prejudiciais ao desenvolvimento das feiras, que inclusive caracterizam o descumprimento das normas estabelecidas pelo Decreto que regulamenta a atividade, criado em 1999. “Queremos atuar numa linha de parceria com os feirantes, por isso vamos tratar essa questão juntos”, enfatiza Bianchessi. Segundo ele, a regularização é fundamental para trazer melhorias e avançar, a fim de não perder espaço no mercado. “As feiras têm que ser competitivas, tanto no preço como no produto e na apresentação”, completa o secretário.Entre os aspectos que devem ser revistos por alguns feirantes para o atendimento à legislação está a legalização dos produtos, limpeza do local durante e depois da feira, padrão de preços. Outras questões que são alvo de reclamações de consumidores e que começam a ser discutidas são a manipulação de produtos, a venda de alimentos feitos na hora, de produtos de origem animal e vegetal, entre outros.A orientação repassada aos feirantes é que as adequações sejam feitas o quanto antes, pois tanto a Vigilância Sanitária como o Serviço de Inspeção Municipal irão fiscalizar os espaços.Segundo Bianchessi, o objetivo da iniciativa é o aprimoramento da atividade. Além desses aspectos, os coordenadores do encontro coletaram sugestões e reclamações dos feirantes para análise.