PG, Castro e Campo Largo discutem Desenvolvimento Territorial

Representantes das secretarias municipais de Agricultura de Ponta Grossa, Castro e Campo Largo, juntamente com técnicos da Emater, representantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), do Centro de Treinamento Pecuário (CTP) de Castro e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Castro começaram a discutir nesta terça-feira (4), no Centro de Estudos Ambientais (CEA), a possibilidade de inclusão no programa de Desenvolvimento Territorial, do Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA, que destina recursos para ações dessa natureza. Para isso, deve ser elaborado um projeto abrangendo essa região intermunicipal, com o objetivo de melhoria da infra-estrutura social, agrícola, comercial e de capacitação profissional, entre outros aspectos, visando alavancar o desenvolvimento regional. Para o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Ponta Grossa, Laertes Bianchessi, a reivindicação é pertinente, pois os municípios têm em suas divisas territoriais uma área em comum – em Ponta Grossa compreende a região de Itaiacoca –, onde os espaços são similares e homogêneos em vários aspectos como características geográficas, tipo de solo e relevo, tipo de exploração agrícola e, ainda, problemas semelhantes, cultura, história, situação socioeconômica.Nessa primeira reunião, foram dados os primeiros passos para a elaboração de estratégias, reconhecimento e delimitação de território. O próximo encontro está programado para 11 de novembro, quando os municípios farão uma apresentação de ações, programas e projetos que já são desenvolvidos, bem como de um diagnóstico de suas regiões, a fim de dar continuidade à implantação do projeto. Outras entidades que atuam nessas regiões também serão convidadas a participar.Paralelamente à elaboração do projeto, os municípios deverão criar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Para ser incluído no programa, o projeto terá que ser aprovado pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Familiar (Cedraf).