Seminário reúne novos profissionais da Educação Infantil

“Em nosso primeiro mandato, implantamos as primeiras creches de Ponta Grossa, através do Proamor. Vemos com satisfação, agora, o ingresso dos primeiros educadores, concursados e já funcionários municipais, destinados a atuar nos Centros Municipais de Educação Infantil”. A saudação foi feita pelo prefeito Pedro Wosgrau Filho, durante a abertura do I Seminário de Formação de Profissionais para a Educação Infantil, nesta segunda-feira (1o), no Centro de Cultura. O seminário segue com oficinas até esta quarta-feira (3), no Núcleo de Formação de Professores. De acordo com a secretária municipal de Educação, Zélia Marochi, a iniciativa visa deflagrar o processo de formação continuada dos professores e assistentes que atuarão nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s).Para ela, a efetivação de um quadro de carreira, por meio da contratação de profissionais via concurso público, “é um grande avanço, que deve ser comemorado pelos pontagrossenses”.O seminário tem o intuito, também, de orientar sobre as diretrizes nacionais de currículo, contribuindo com conhecimentos e práticas que aprofundem as competências técnicas, científicas e humanas. As discussões estão centradas no tema ‘Políticas Públicas para a Infância’. A secretária realizou a abertura dos trabalhos, nesta segunda-feira, ministrando palestra sobre ‘Políticas Públicas para a Educação Infantil’. Os profissionais participarão de todas as oficinas por meio de um rodízio. Ao todo, serão desenvolvidas cinco oficinas, abordando os temas ‘O desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil’, ‘Atribuições do professor, assistente e diretor da Educação Infantil’, ‘Avaliando a Educação Infantil’ , ‘A educação pelo movimento: A recreação na Educação Infantil’ e ‘Artes: Diversas linguagens na Educação Infantil’.A partir do debate destes temas, a secretaria objetiva proporcionar aos profissionais da Educação Infantil uma análise crítica dos processos que se desenvolvem no cotidiano escolar e articular conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos.