JOJUP’S 2005: Diretor da SER faz balanço da participação de Ponta Grossa

Atuando pela primeira vez como dirigente numa competição do porte dos 19º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), encerrados há uma semana na cidade de Toledo, o professor Milton Anfilo, diretor de Esportes da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação (SER) fez um balanço da participação de Ponta Grossa, sexta colocada na classificação geral, com 235 pontos.“Foi uma experiência motivante, com fatores muito positivos, mas que deixou clara a necessidade de uma constante estruturação, começando pelos espaços para a prática de esportes, a organização e a profissionalização das equipes, para que voltemos a figurar numa posição de destaque no cenário estadual”, afirma Anfilo, que já havia atuado nos Jogos Oficiais do Estado, primeiro como atleta, depois como técnico de voleibol.Como mostra a classificação final dos Jojup’s, hoje existe um grupo de quatro municípios que se destacam: Curitiba, que foi campeã, com 448 pontos, seguida por Londrina (409), Maringá (369) e Cascavel (318). “Para alcançar este patamar, é preciso muito trabalho e investimento. Neste ano, conseguimos direcionar os recursos da Lei de Incentivo ao Esporte para os próprios atletas, que recebem bolsas mensais para os treinamentos, mas é preciso ampliar este esforço, oferecendo às equipes as condições de intercâmbio e uma preparação mais efetiva ao longo do ano.”Em relação aos resultados obtidos pelos pontagrossenses nos Jojup’s, Milton destacou o desempenho do futebol, que subiu para a Divisão “A”, depois de passar invicto pela Regional de Prudentópolis, e garantir a medalha de bronze. Também o futsal feminino empolgou, chegando em terceiro lugar, numa disputa com Londrina, Curitiba e Maringá, que disputam a Liga Nacional. “Estas duas equipes encantaram pela garra com que encararam todos os desafios, enfrentando todos os adversários com a mesma determinação e vencendo obstáculos que antes pareciam intransponíveis.”Já as maiores decepções vieram com o basquetebol e o voleibol feminino, rebaixados, além do handebol masculino, que sequer conseguiu passar pela primeira fase classificatória da Divisão “B”. Para o diretor, a expectativa era de um melhor desempenho destas equipes, que têm tradição nos Jojup’s. “Principalmente o basquete e o vôlei, nós acreditávamos que poderiam se manter na elite. Agora, eles terão que passar pela Fase Regional e brigar por medalha nas finais da Divisão “B” para retornar à elite”, constata o dirigente.Um ponto positivo, na avaliação de Milton Anfilo, foi a participação maciça de Ponta Grossa nos Jojup’s. “Ficamos fora apenas do handebol feminino, que não passou pela Regional, e do tênis de campo feminino, disputando todos os demais torneios. Voltamos a ter uma representação significativa na natação, com 19 nadadores, e no atletismo, que levou uma equipe completa a Toledo. Não restringimos a participação aos que tinham a possibilidade de trazer medalhas, dando a oportunidade para o surgimento de talentos, até porque o limite de 17 anos exige uma constante renovação.”Também mereceu uma avaliação positiva o comportamento dos atletas, tanto no alojamento como durante a competição. “Foi um fator de satisfação para todos nós, que estivemos em Toledo. Durante os dez dias não houve um caso sequer de indisciplina. Ao contrário, o congraçamento entre os atletas marcou positivamente a participação princesina nestes Jojup’s. Neste aspecto, certamente Ponta Grossa continua servindo de exemplo”, completa o dirigente. JAP’sPassados os Jojup’s, as atenções da SER estão voltadas para a participação nos 48º Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), que acontecerão em Francisco Beltrão, entre os dias 4 e 12 de novembro. Como chefe da delegação de Ponta Grossa, Milton Anfilo fala da expectativa para a participação princesina. “Mais uma vez, estaremos disputando a maioria dos torneios programados, mas com maior número de equipes buscando o retorno à elite”, constata o dirigente.Ponta Grossa estará disputando os torneios de atletismo, basquetebol, ciclismo, futsal, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez, todos no masculino feminino; bolão, handebol e ginástica rítmica, somente no feminino; assim como do futebol e tênis de campo, exclusivamente no masculino.