Seminário reúne profissionais da Educação Infantil até esta quarta

Termina nesta quarta-feira (3) o I Seminário de Formação de Profissionais para a Educação Infantil, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação. O evento foi a primeira ação do governo municipal após a contratação desses profissionais via concurso público. De acordo com a secretária municipal de Educação, Zélia Marochi, a iniciativa teve o objetivo de deflagrar o processo de formação continuada dos professores e assistentes que atuarão nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). “A efetivação de um quadro de carreira, por meio da contratação de profissionais via de concurso público, é um grande avanço, que deve ser comemorado pelos pontagrossenses”, destaca a secretária.O prefeito Pedro Wosgrau Filho também comemorou a conquista, durante a abertura do seminário, na segunda-feira. “Em nosso primeiro mandato, implantamos as primeiras creches de Ponta Grossa, através do Proamor. Vemos com satisfação, agora, o ingresso dos primeiros educadores, concursados e já funcionários municipais, destinados a atuar nos Centros Municipais de Educação Infantil”. O seminário está reunindo professores e assistentes do novo quadro de Educação Infantil, desde segunda-feira, com oficinas realizadas no Núcleo de Formação de Professores. As discussões estão centradas no tema ‘Políticas Públicas para a Infância’. A secretária realizou a abertura dos trabalhos, na segunda-feira, ministrando palestra sobre ‘Políticas Públicas para a Educação Infantil’. Nesses três dias, os profissionais estão participando de cinco oficinas, por meio de um rodízio, abordando os temas ‘O desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil’, ‘Atribuições do professor, assistente e diretor da Educação Infantil’, ‘Avaliando a Educação Infantil’ , ‘A educação pelo movimento: A recreação na Educação Infantil’ e ‘Artes: Diversas linguagens na Educação Infantil’.A partir do debate destes temas, a secretaria objetiva proporcionar aos profissionais da Educação Infantil uma análise crítica dos processos que se desenvolvem no cotidiano escolar e articular conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos.