PG terá rodada internacional para operadores de turismo

O prefeito Pedro Wosgrau Filho recebeu ontem (segunda-feira 17/10) em seu gabinete, em companhia da secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Liliana Ribas Tavarnaro, o presidente da Paraná Turismo, Jorge Rosas Demiate, que submeteu ao município a possibilidade de promoção, concomitante ao 4o. Encontro de Turismo Rural do Mercosul, de uma rodada de negócios com operadores de turismo do Sul do continente.Segundo o que foi apresentado ontem por Demiate, e imediatamente assumido pela administração municipal, essa rodada – na verdade um workshop – contará com operadores de turismo, principalmente grandes agências de viagens, de vários Estados brasileiros e províncias argentinas.A Rodada de Negócios será organizada em parceria pela Prefeitura de Ponta Grossa e a Paraná Turismo, com apoio da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, entidades que são as promotoras do 4º Encontro de Turismo rural do Mercosul, programado para o período de 8 a 12 de março de 2006. Para a rodada de negócios está agendada a participação de operadores de turismo dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, e ainda das províncias argentinas de Corrientes, Chaco, Formosa, Entre Rios, Santa Fé, Misiones e Córdoba. Rodadas anteriores foram promovidas em Rosário, Córdoba e Buenos Aires.ENCONTROO encontro de Turismo progrmado para março, segundo o presidente da Paraná Turismo, deve ser o maior evento de turismo rural da América Latina, e vai reunir em Ponta Grossa cerca de 1 500 profissionais da área de turismo de pelo menos quatro países, além do Brasil: Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. De acordo com os registros do governo paranaense, 64% dos visitantes estrangeiros que entram no Brasil – por via aérea ou terrestre – são oriundos desses países.O evento, que tem como data provisória o período de 8 a 12 de março do próximo ano, teve sua primeira edição nas cidades de Punta del Este e Minas, na República Oriental del Uruguay, a segunda em Lages (SC) e a terceira na Ilha de Marajó (PA). Nesse último evento, o presidente da Paraná Turismo participou como conferencista, e garantiu a realização da quarta edição no Paraná. O município a Paraná Turismo e a AMCG já indicaram uma comissão de técnicos – sob a coordenação-geral da secretária Liliana Tavarnaro – para estabelecer as bases da produção do evento. De modo paralelo, haverá um comitê de atração, formado por representantes de entidades civis como o Convention Bureau, para atrair visitantes dos três Estados da região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e do Mato Grosso do Sul.Entre os temas a serem abordados no 4o. Encontro de Turismo Rural do Mercosul, alguns se encontram já em fase de preparação. De acordo com o anteprojeto em estudo, foram elencados, como temas para painéis e oficinas, temas como a importância do Turismo Rural como fonte de integração cultural; ferramentas de marketing como alavanca de comercialização; a experiência espanhola no Turismo Rural; atividade ecoturística como diferencial de competitividade para o Turismo Rural; o Tropeirismo como instrumento de integração turística; e roteiros turísticos potenciais no Mercosul. Para ao seminários, estão previstos horários específicos para discussão de recepção, operacional, lazer e aumento de permanência. Também estão previstos seminários sobre gastronomia e regionalismo, perfil do consumidor e tendências do mercado, e diagnóstico de viabilidade turística em propriedades rurais.A programação prévia estabelece também noites culturais e gastronômicas, com ênfase para produtos do meio rural, visitas técnicas a propriedades e pontos de atração, e um show musical com artistas integrantes das diversas delegações.