Prefeitura lança curso de Corte e Costura em Itaiacoca

Nesta quarta-feira (18), às 8 horas, será realizada a abertura do curso de Corte e Costura, em Itaiacoca. O curso integra um projeto de Empreendimento Comunitário não Agrícola de Geração de Renda e é desenvolvido pela Prefeitura, através das secretarias municipais de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e de Qualificação Profissional, em parceria com o governo do Estado, através do programa Paraná 12 Meses, a Emater-PR e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar.Um grupo de 14 mulheres da região de Mato Queimado fará o curso, que segue até 3 de novembro. Segundo o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Bianchessi, a meta é a qualificação desse grupo de trabalhadoras visando a implantação de uma unidade de confecção na região. “A proposta do programa é a capacitação das mulheres a fim de possibilitar uma atividade de complementação de renda familiar”, comenta Bianchessi. Participam dessa primeira turma mulheres e filhas de pequenos agricultores.Para viabilizar o curso, bem como a implantação da unidade de confecção, o programa Paraná 12 Meses disponibilizou recursos na ordem de R$ 21,2 mil. A verba possibilitou a compra de máquinas para costura reta e overloque, tesouras, agulhas, tecidos, lã, malhas, armários de aço, mesa, cadeiras, entre outros equipamentos.Durante o curso, serão repassadas técnicas de traçar moldes, instrumentos de medidas, metodologia para tirar e anotar medidas, classificação de tecidos e linhas, aviamentos, prova, reajuste e acabamento de peças.