Exposição ‘Poentes da Minha Terra’ começa a circular por Ponta Grossa

Entre os dias 1º e 30 de outubro, a Estação Arte recebe a exposição itinerante ‘Poentes da Minha Terra’, que reúne 13 fotografias do pôr-do-sol em Ponta Grossa. A mostra é resultado de um concurso promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, que premiou as melhores fotos por meio de votação popular e avaliação técnica. A exposição tem o apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
     Os registros fotográficos valeram-se de aspectos naturais e urbanos que identifiquem Ponta Grossa, e retratam o campo e a cidade. Foram inscritas 120 fotos de 49 fotógrafos ponta-grossenses amadores e profissionais. Integram a exposição as fotografias de Celso Margraf, Bernadete Cristina Silva, Bruna Wambier, Caroline Winnek, Danilo Schleder, Erivelton Pereira, Idomar Cerutti, Jamile Vaz, Luis Renato Berteli, Luiz Duda e Maria Fernanda Cordeiro.
     As imagens foram avaliadas por Ben-Hur Demeneck (jornalista, doutorando pela USP e autor do livro ‘PG de A a Z’), Gabriel Carvalho Ferreira (jornalista, doutorando pela UEPG e professor dos cursos de Produção Publicitária na Faculdades Ponta Grossa e Jornalismo na UEPG) e Maykon Lammerhirt (repórter fotográfico no Jornal A Notícia, de Santa Catarina). Os critérios foram Qualidade Artística, Qualidade Técnica e Composição.
     A inspiração para o concurso veio do poema ‘Os poentes de minha terra’, da poetisa ponta-grossense Anita Philipowsky, autora homenageada no 3º Congresso de Educação de Ponta Grossa, realizado entre os dias 7 e 15 de setembro. O poema foi publicado pela primeira vez em Curitiba, em edição individual e integral, pela revista ‘Prata de Casa’, em 1936, e hoje é o texto mais divulgado da escritora.
     As fotografias premiadas foram incorporadas ao acervo da Fundação Municipal de Cultura e ao Banco de Imagens de Ponta Grossa, e agora poderão ser utilizadas, mencionando autoria, para fins de divulgação turística, cultural, institucional e jornalística, de forma gratuita.
     A Estação Arte funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. A entrada para visitação é gratuita. Para agendamentos de escolas e instituições, o telefone é o (42) 3901-1209.