Prefeitura contrata médicos para Unidades de Saúde

As Unidades Básicas de Saúde do município contam com novos médicos, desde o início dessa semana. De acordo com a Divisão de Saúde Comunitária do Instituto de Saúde Ponta Grossa, 11 médicos foram contratados pela Prefeitura. Os novos médicos estão atuando nas unidades de saúde do Sabará, Santa Terezinha, Vila Cristina, Vila Clóris, Nova Rússia – unidade anexa à Fapi, Bonsucesso, Parque do Café, Santa Maria, Cará-Cará e Centro Municipal da Mulher – Vila Liane. Entre os médicos contratados estão pediatras, clínico geral e ginecologista obstetra. Para o Centro da Mulher foi contratado um médico obstetra para a realização de Pré-Natal de risco.Segundo Ana Paula Carvalho, diretora de Saúde Comunitária do Instituto de Saúde, a contratação desses médicos representa o início da operacionalização de um programa de atendimento básico da Saúde. “Nossa meta é reestruturar as unidades de saúde a fim de descentralizar o atendimento”, explica. Com isso, a intenção da Prefeitura é diminuir a demanda do Pronto Atendimento (P.A.), viabilizando os serviços de saúde nos bairros, próximo às famílias.Ana Paula enfatiza ainda que a Secretaria Municipal de Saúde estuda a possibilidade de contratação de novos médicos para completar o quadro. Ela adianta que até o final do mês devem ser contratados médicos para atuação no Programa Saúde da Família (PSF) junto às equipes das unidades básicas de saúde do Tarobá, Vila Cipa, Adilson Baggio e César Milléo. Também está sendo realizado um estudo, onde é feita a verificação da demanda, para implantação do PSF em outras regiões da cidade.