Prefeitura firma parceria com Observatório Social para ampliar transparência

Prefeito e secretários prestaram contas das melhorias que cada setor está fazendo; Município também já se comprometeu a tornar ainda mais acessível o portal da transparência, conforme termo firmado com o MP-PR

A Prefeitura de Ponta Grossa realizou, na tarde desta terça-feira (13), uma reunião com representantes do Observatório Social (OBS) para tornar as ações do poder público ainda mais transparentes junto à sociedade. Em encontro que envolveu o prefeito Marcelo Rangel, representantes do Observatório Social e de várias secretarias municipais, foi estabelecida a ampliação dos diálogos para que sejam feitas as adequações apontadas pela entidade, principalmente no que se refere ao armazenamento de materiais e produtos.
Durante o encontro, cada um dos secretários convidados expôs quais as melhorias estão sendo implementadas em seus respectivos setores, conforme os apontamentos feitos pelo Observatório em relatório entregue recentemente à Prefeitura. No referido documento, a entidade apresentou alguns dos principais problemas verificados pelos fiscais, durante visitas a instalações de responsabilidade das secretarias.
A secretária municipal de Administração, Elizabeth Schimidt, lembrou que a Prefeitura já havia iniciado um processo de modernização para a realização das compras públicas, e o evento desta terça-feira também serviu para detalhar, junto ao Observatório da Imprensa, que mudanças são essas. “Estamos lançando um programa de padronização na catalogação de materiais, além de um calendário e um plano anual de compras, que será elaborado por meio de uma comissão formada por representantes de toda a Prefeitura”, explicou.
O presidente do Observatório Social de Ponta Grossa, Ney da Nóbrega Ribas, destacou que a função do OBS é oferecer a chance de melhorias e prestar contas à sociedade, ao invés de simplesmente apontar problemas. Disse isso lembrando que, nos próximos dias, uma parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e Associação dos Municípios da Região Centro-Sul do Paraná (Amcespar) irá trazer ao Município um curso para fiscais de contrato e para o recebimento de mercadorias, o que irá qualificar melhor os funcionários que atuam nessas áreas.
“Acredito que já houve grandes avanços, por exemplo, no que se refere a melhorias na Secretaria de Saúde. Até porque, anteriormente nós não tínhamos acesso direto à Prefeitura e documentos, e agora o acesso é direto”, disse Ribas. Entre as melhorias apontadas pela Prefeitura está a transferência do depósito do Programa Mercado da Família para instalações adequadas na Vila Vicentina. O local anterior, nos antigos barracões do IBC, se mostrou ineficiente e deixou de ser utilizado.

Melhorias nos portais
Nesta semana, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) determinou que sejam feitos ajustes nos portais da transparência da Prefeitura e da Câmara de Ponta Grossa. As duas instituições se comprometeram a fazer as mudanças nos seus portais, conforme os prazos estabelecidos, que no caso da prefeitura é de 10 meses.
O prefeito Marcelo Rangel destaca que este é um momento singular no que se refere à transparência na gestão pública, e que garantir o acesso à informação é uma das prioridades do governo. “Nós tivemos uma conquista importante em nossa gestão: ficamos em primeiro lugar no ranking da transparência do Tribunal de Contas do Estado, elaborado em parceria com universidades. Essa é a nossa linha de atuação, porque temos pessoas de bem que largaram suas empresas e vidas particulares para doar um pouco de si em prol do Município”, disse.