Zélia começa reuniões com diretoras de escolas

Começaram esta semana as reuniões descentralizadas, promovidas pela Secretaria Municipal de Educação, e envolvendo todas as escolas da rede municipal. O primeiro encontro, dia 17, reuniu diretoras de 19 unidades escolares na escola Zahira Catta Preta de Mello. A secretária municipal de Educação, Zélia Maria Lopes Marochi, abriu o encontro falando das muitas dificuldades que permeiam o dia-a-dia das escolas. Ainda assim, disse Zélia, ela está satisfeita com o andamento do sistema, uma vez que subsistem as possibilidades de crescimento contínuo. Zélia frisou ainda a necessidade de se fixar nos quatro pontos de Jontien, que são considerados básicos para os países em desenvolvimento: acesso, regresso, permanência e sucesso das crianças nas escolas municipais.Cada setor da Secretaria Municipal de Educação se fez representar nesse primeiro encontro e, à disposição das diretoras, passaram a tarde para dirimir dúvidas e promover encaminhamentos no âmbito dos departamentos de Educação, Administrativo, Financeiro e de Recursos Humanos.Estão previstos outros três encontros regionais, nos dias 26 de outubro, 4 e 11 de novembro.HIPOTECA SOCIALEm pronunciamento às diretoras e funcionários a secretária Zélia Marochi lembrou que “pesa sobre nossa cabeça uma hipoteca social, por sermos gestores públicos”. Ela também procurou incentivar os presentes a se dedicar ao trabalho para ter orgulho de seus alunos, no final do ano. “Não vamos, nunca, desistir de nossas crianças”.Os objetivos desses encontros, segundo a secretária, são otimizar a articulação da Secretaria de Educação com as unidades escolares, e agilizar procedimentos administrativos e financeiros que favoreçam as ações pedagógicas.A professora Luciana Bach Canteri, diretora da escola Zahira Catta Pretta, explicou que naquela instituição estudam 658 alunos, mais 80 adultos no período da noite, dispondo no total de 18 professores e sete serventes para 12 salas de aula. Luciana disse ainda que seu objetivo “sempre foi uma escola nova, pois este prédio já tem 30 anos”.