Lançamento do Projeto Rua da Estação acontece nesta quinta-feira

Programação tem atividades culturais sobre a história da cidade
     A governança que administra o Projeto “Rua da Estação” lança nesta quinta-feira, 05, as ações do projeto que vai revitalizar a Rua Fernandes Pinheiro e todo o quadrilátero histórico do centro de Ponta Grossa até o Mercado Municipal. O lançamento, a partir das 19h30 no estacionamento da Estação Saudade, terá a presença das autoridades que participam da governança e também atrações culturais.
     A Casa de Artes Helena Kolody, em parceria com a Fundação Municipal de Turismo, fará uma intervenção teatral com atores trajados como os passageiros da época em que a Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande passava pela Estação Roxo de Rodrigues, onde hoje é a Estação Saudade, que foi construída para acompanhar a evolução da cidade.
     A Fundação Municipal de Cultura contribui com uma exposição com fotos e recortes de jornal do acervo da Casa da Memória que tratam da Ponta Grossa em época de progresso, no início do século XX. As imagens são da Rua Fernandes Pinheiro e da Estação Ferroviária.
     Alan Fernando de Almeida, gerente da Casa da Memória e curador da exposição, conta que a instalação mostra a importância da região nos tempos áureos da ferrovia e como o espaço era melhor aproveitado nesse período. “Era a região onde muita coisa acontecia, o comércio era forte, com hotéis importantes e a praça cívica onde aconteciam os desfiles e recepções de pessoas célebres nacionalmente.”
PROJETO
    A gestão do Projeto Rua da Estação é formada pelas Secretarias Municipais de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Cidadania e Segurança Pública, Obras e Serviços Públicos, além das Fundações de Cultura e Turismo e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan). Prestam serviço ao projeto as Secretarias de Saúde, Gestão Financeira e Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT).
     O Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Rede Paranaense de Comunicação (RPC), Associação Comercial Industrial de Ponta Grossa (Acipg) e a Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Comércio (SESC) e Sindilojas também fazem parte do projeto.