Projeto paisagístico do Iplan é aprovado na Câmara

O “Projeto Nossa Vaga”, que prevê a criação de espaços públicos de socialização em vagas de estacionamento da área urbana de Ponta Grossa, foi aprovado nesta segunda-feira (14), em segunda discussão, na Câmara Municipal. Com isso, basta a sanção do prefeito Marcelo Rangel, para que pessoas físicas ou jurídicas possam fazer a adoção dos chamados “parklets”.
O Projeto é de autoria do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), que buscou uma forma de oferecer novas áreas de lazer no Município, ao mesmo tempo que estabelece parcerias público-privadas que geram envolvimento de toda a comunidade com o uso e manutenção dos espaços públicos. Os parklets, no caso, são estruturas que podem ser construídas de vários materiais, que ocupam o espaço de uma a duas vagas de estacionamento para oferecer uma nova área que pode incluir bancos, lixeiras, jardim, entre outros elementos para tornar a cidade mais agradável.
De acordo com a arquiteta do Iplan, Bianca Martins, a proposta deve oferecer alternativas paisagísticas em meio a zonas de grande movimentação de pessoas e veículos.
“O Iplan já elaborou uma cartilha, que será o manual de implantação e uso dos parklets no Município. Assim que for publicado o decreto que regulamenta o Projeto Nossa Vaga, a cartilha será disponibilizada no portal do Iplan, auxiliando os interessados na criação desses espaços”, explica Bianca.
Segundo estudos, a presença de parklets aumenta em cerca de 14% o comércio no entorno, porque convida as pessoas a passarem mais tempo na região. A estimativa é que duas vagas de carro sirvam a cerca de 40 pessoas ao longo de um dia. Com os parklets, esse mesmo espaço seria utilizado por até 300 pessoas em igual período.
De acordo com o Iplan, já existem algumas empresas interessadas em participar. A proposta tem o apoio da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) e do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas PG). Pelo projeto, cada solicitante poderá optar por diversos modelos e materiais para compor o parklet, ocupando uma ou duas vagas de estacionamento de veículos, conforme o espaço disponível em cada rua.