Iplan abre inscrições para a Conferência da Cidade

Candidatos a delegados e suplentes devem ser indicados por entidades representativas voltadas ao desenvolvimento urbano. Demais membros da comunidade também devem se inscrever através da internet

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) está convocando todas as entidades e cidadãos interessados em participar da Conferência Municipal da Cidade para que façam suas inscrições através da internet, a partir desta semana. O objetivo é que todos os setores da sociedade civil organizada estejam representados durante o evento, agendado para os dias 13 e 14 de maio, no Campus Central da UEPG.
Para isso, as entidades precisam se organizar de forma a indicar seus candidatos a delegados e suplentes, os quais irão representar não apenas as entidades, mas também os segmentos nos quais estiverem inscritos. Os delegados serão os únicos a terem direito a voz e voto durante as atividades da conferência, enquanto que os observadores não terão direito a voto, mas terão direito a voz nos grupos de discussão, onde estarão em diálogo direto com os delegados. As inscrições já estão liberadas, por meio do site http://conferenciadacidade.pontagrossa.pr.gov.br.
De acordo com o presidente do Iplan, Paulo Barros, a participação dos representantes eleitos terá seu ápice no segundo dia de evento, quando serão organizados os Grupos Temáticos de debate conforme os eixos temáticos previamente determinados. “Nossa equipe do Iplan trabalhou intensamente para garantir que nenhum assunto seja deixado de lado, uma vez que essa Conferência tem o objetivo de garantir o desenvolvimento responsável da cidade, com reflexos possíveis também em nível estadual e nacional. Por isso é importante a participação da comunidade e representação de todas as entidades envolvidas no desenvolvimento urbano”, explica Barros.
Os grupos temáticos serão organizados tendo como referência sete eixos temáticos: Meio Ambiente; Infraestrutura e Equipamentos Públicos; Mobilidade e Acessibilidade; Habitação e Direito à Cidade; Expansão Urbana; Patrimônio, Cultura e Turismo; e Gestão e Administração da Cidade. As entidades, movimentos populares, profissionais, empresários e ONGs que quiserem participar dos debates devem verificar o regimento municipal relacionado às inscrições, disponível no site da Conferência, observando seu enquadramento nas exigências preestabelecidas.

Temas transversais
Para contemplar todos os itens dos eixos temáticos, o Iplan criou temas transversais que incluem o próprio Plano Diretor, ações de gestão integrada, função social da propriedade e da cidade, elementos sobre ocupação e uso do solo. Basicamente, tudo o que reflete em mobilidade, infraestrutura urbana e equipamentos públicos está previsto na Conferência da Cidade, que tem como lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas” e segue o tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade”. A Conferência irá determinar quantas e quais propostas serão posteriormente encaminhadas para o nível estadual do evento pelos delegados estaduais a serem eleitos dentre os delegados municipais ao final da etapa municipal.