Indústria e Comércio lança agenda de cursos da Agência do Trabalhador

Dez cursos serão oferecidos em 2016 aos trabalhadores, em parceria com a Faculdade Sant’Ana

A Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional da Prefeitura de Ponta Grossa lançou nesta quarta-feira um calendário de cursos que serão realizados na Agência do Trabalhador ao longo de 2016. Serão dez cursos de qualificação para os usuários da Agência, que começam no próximo dia 18 e seguem até dezembro, em todas as segundas e quartas-feiras, através de parceria firmada com a Faculdade Santana. O órgão também receberá acadêmicos de Educação Física e Psicologia da instituição, através do Programa Sant’Ana Mais Emprego.

Somente no ano de 2015 um total de 3090 pessoas recebeu os cursos de qualificação oferecidos pela Prefeitura através da Agência do Trabalhador. “Acreditamos que, neste ano, este número poderá ser superado e vamos trabalhar para isso”, aponta o diretor de Qualificação Profissional, Derci Roberto Nunes. Os cursos se repetirão várias vezes ao longo do ano, conforme a demanda e receptividade dos usuários.

Para o gerente da Agência do Trabalhador, Rudolf Christensen, os cursos oferecem apoio no momento em que o trabalhador mais precisa. “Através deste programa, oferecemos a milhares de pessoas uma oportunidade de qualificação. Às vezes o trabalhador é um ótimo profissional, mas tem deficiências que comprometem a sua contratação, e que podem ser sanadas através de um dos cursos oferecidos, justamente no momento em que ele busca o emprego, na própria Agência”, observa o gerente.

Conforme a diretora da Faculdade Santana, Irmã Maria Aluísia Rhoden, a parceria com a Prefeitura engrandece o ensino da Instituição. “Os professores e acadêmicos têm muito a oferecer e apoiar a quem está em busca de trabalho. Eu gosto de uma frase: Eu sou mais eu quando somos nós. Isso significa que ajudando ao outro, podemos ser maiores e melhores. Com esta parceria, podemos oferecer a nossa marca e a nossa qualidade para o bem da população”, diz a Irmã.

Para o secretário de Indústria e Comércio, Paulo Carbonar, a parceria é uma ajuda de peso para quem busca uma colocação profissional. “Encontramos um parceiro que nos ajuda a dar um diferencial competitivo para os trabalhadores de Ponta Grossa. Só vamos reverter os problemas do nosso país com a educação, e vemos que este momento de qualificação oferecido por nós faz a diferença para as pessoas que vão até a Agência, que têm ali uma oportunidade de educação que muitas vezes, ele jamais teve em sua vida”, conta Carbonar.

Cursos

Os cursos oferecidos têm entre uma e vinte horas de duração, sendo realizados das 8h30 às 10 horas, segundas e quartas. Os temas são Elaboração de Currículo, Entrevista para Emprego, Como se manter no emprego, Economia e Administração Financeira, Direito do Consumidor, Carta de Apresentação, Direito Previdenciário, Marketing Pessoal, Oratória e Administração do tempo / Orçamento doméstico.

A lista estará disponível na Agência do Trabalhador e para alguns é necessária inscrição prévia, na Agência, ou pelo telefone 42 3220 1407, no setor de Qualificação Profissional da Secretaria de Indústria e Comércio, ou pelo 42 3222 9980, na AT.