JAP’S 2005: Ponta Grossa conhece adversários das finais em Francisco Beltrão

A cidade de Francisco Beltrão estará sediando, entre os dias 4 e 12 de novembro, as finais dos 48º Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), com a participação de delegações de 79 municípios. O Congresso Técnico aconteceu na terça-feira, quando foram definidos os grupamentos da Divisão “A” e realizados os sorteios das chaves na Divisão “B” das modalidades coletivas.Ponta Grossa confirmou presença na maior competição poliesportiva do Estado com uma das maiores delegações, participando da maioria dos torneios programados. Segundo o professor Milton Anfilo, diretor de Esportes da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação (SER) e chefe da delegação princesina, o grande desafio será manter as equipes do basquetebol masculino e feminino e do futsal masculino na Divisão “A”, além de garantir o retorno à elite das modalidades que hoje participam da “B”.Neste primeiro ano da atual administração do prefeito Pedro Wosgrau Filho, o trabalho desenvolvido pela SER foi no sentido de direcionar aos atletas, através de bolsas mensais, os recursos da Lei de Incentivo ao Esporte e, ainda, reativar o Projeto “Prata da Casa”, assegurando a participação maciça dos pontagrossenses nos Jogos Oficiais do Paraná.Tanto no basquetebol masculino como no feminino, os torneios da Divisão “A” dos JAP’s acontecerão em grupamentos únicos, com todos jogando contra todos, até a definição dos campeões. No feminino, Ponta Grossa estará enfrentando Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Campo Mourão. Já no masculino, os adversários dos pontagrossenses serão Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu, Paranaguá e GuarapuavaJá no futsal masculino, Ponta Grossa ficou no grupo “B”, com Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Campo Mourão e Toledo. O grupo “A” é formado por Pato Branco, Paranavaí, Cianorte e Cascavel.Divisão “B”Entre as equipes inscritas na Divisão “B”, o bolão feminino aparece no grupo “A”, com Curitiba e Rolândia. Grupo “B” – Toledo, Sulina e General Carneiro. Grupo “C” – Campo Mourão, Maringá e Marechal Cândido Rondon.No futebol, Ponta Grossa tenta confirmar o desempenho da Fase Regional, quando ficou com o título, enfrentando no grupo “B” as equipes de Perobal e Cascavel. Grupo “A” – Francisco Beltrão, Coronel Vivida, Campo Mourão e Santa Helena. Grupo “C” – Sertaneja, Mandaguari e Araucária.Determinada a repetir o desempenho dos Jojup’s em Toledo, onde assegurou o retorno à Divisão “A”, o futsal feminino de Ponta Grossa está no grupo “B”, com Chopinzinho e Cornélio Procópio. Grupo “A” – Francisco Beltrão, Lapa e Matelândia. Grupo “C” – Paranaguá, Engenheiro Beltrão e Nova Esperança.Também campeão da Fase Regional, em Castro, o handebol feminino aparece no grupo “C”, com Goioerê e Nova Esperança. Grupo “A” – Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Manoel Ribas. Grupo “B” – Mangueirinha, Cambé e Arapongas.No voleibol feminino, a experiência é um dos trunfos de Ponta Grossa para retornar à elite dos JAP’s. Integrando o grupo “B”, Ponta Grossa enfrentará Pérola, União da Vitória e Cascavel. O grupo “A” tem: Francisco Beltrão, Campo Mourão, Araucária e Laranjeiras do Sul.Finalmente, no voleibol masculino, Ponta Grossa tenta mais uma vez o seu retorno à Divisão “A”, enfrentando Campo Largo, Rolândia e Toledo no grupo “B”. Francisco Beltrão, Palmas, Araucária e Pérola integram o grupo “A”.Também estão previstos torneios nas modalidades individuais, com o atletismo, ciclismo, judô, natação, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, voleibol de praia e xadrez.