QUALIFICAÇÃO: Agência do Trabalhador oferece curso de Informática para a comunidade

Curso de preparação terá 40 vagas, sendo 10 vagas reservadas para Pessoas Com Deficiência. Inscrições devem ser feitas nesta quarta, às 8 horas, na Agência do Trabalhador.

Uma nova oportunidade de qualificação estará disponível para o público da Agência do Trabalhador a partir da próxima quarta-feira em Ponta Grossa. O órgão, vinculado à Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, vai oferecer 40 vagas para mais um curso de informática a ser realizado dentro do Programa Agência Digital, realizado em parceria com o curso de Informática da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

A novidade para estas novas turmas será a reserva de vagas para Pessoas Com Deficiência (PcD). Das 40 previstas, 10 serão para PcD. Todos os interessados deverão se inscrever a partir das 8 horas, na quarta-feira, na Agência do Trabalhador em Ponta Grossa. Serão realizadas até 60 inscrições. Em seguida os candidatos farão uma prova sobre conhecimentos básicos em Língua Portuguesa, Matemática e itens de Informática.

Conforme o gerente da Agência do Trabalhador, Rudolf Christensen, a Secretaria trabalha pela empregabilidade de todos os segmentos dos trabalhadores. “O objetivo da Agência do Trabalhador é qualificar pessoas de diferentes segmentos da sociedade para as necessidades das empresas empregadoras, aumentando as chances de conquistar uma vaga. As Pessoas com Deficiência enfrentam diversas dificuldades extras para conseguirem esta qualificação, então a reserva de vagas é uma forma de incentivar este grupo de pessoas para que façam sua qualificação”, observa o gerente.

Durante o curso, os trabalhadores terão duas aulas por semana sobre o pacote Office (Word, Excel, Internet) e outros conhecimentos da área, com duração de dois meses. Serão quatro turmas, com aulas das 9h30 às 11h30 ou das 13h30 às 15h30. Os dias serão escolhidos democraticamente conforme as necessidades e disponibilidade dos participantes.

Agência Digital
No Projeto Agência Digital, a Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional apoia a qualificação dos candidatos às vagas oferecidas pelo mercado, em parceria com o curso de Informática da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Já neste ano, foram formadas 40 pessoas para trabalhos em que sejam exigidos conhecimentos em Informática. Outras 10 pessoas com mais de 45 anos estão com o curso em andamento.