Convênio garante mais 500 casas populares na cidade

O prefeito Pedro Wosgrau Filho, o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e o superintendente da Caixa Econômica Federal assinaram ontem à tarde, em solenidade no Centro de Cultura, os primeiros contratos de um total de 535, que resultarão em casas populares a serem construídas nos conjuntos Santa Clara e Ouro Fino II. Na tarde de ontem, diante de dezenas de autoridades, foram assinados os primeiros 130 contratos, através do sistema de crédito associativo, resultante de convênio entre o município, a Cohapar e a Caixa Econômica Federal. As casas serão destinadas a famílias com renda de dois a três salários mínimos, e terão área de 40 a 63 metros quadrados, já servidas por rede de água luz e esgotamento sanitário.Em pronunciamento, o prefeito Pedro Wosgrau Filho anunciou que além das casas já conveniadas com a Cohapar e a Caixa Econômica, o município está também licitando outras 72 e adquiriu terreno para a implantação de 2 000 unidades, entre lotes urbanizados e casas prontas. “Se Deus quiser, até o final do meu mandato, com essas parcerias que mantemos com a Caixa e com a Cohapar, vamos fazer muitos e muitos eventos como este”.O projeto global, segundo o presidente da Cohapar, Luiz Cláudio Romanelli, é de 809 moradias. “Agora está tudo resolvido” disse ele, referindo-se à aquisição das áreas para construção das casas. Romanelli também previu que será possível lançar uma nova etapa desse projeto todo, “daqui a pouco tempo”. O presidente da Cohapar também destacou a gestão comunitária, nas obras de construção, o que segundo ele permite que uma casa tenha um custo “duas ou três vezes mais baixo” do que os preços de mercado. Romanelli anotou ainda que o país, “desde a extinção do BNH [Banco Nacional da Habitação], em 1986, ficou um longo período sem ter uma política pública de habitação”. O presidente da Cohapar disse ainda que combater a informalidade na área da habitação é dever de todo governo, “pois a informalidade é uma das grandes travas”. Ainda segundo Romanelli Ponta Grossa é “absolutamente estratégica” para o governo Requião.Também fizeram uso da palavra o presidente da ParanáTurismo, Jorge Rosas Demiate, para quem aquele era “um momento de júbilo”, e o deputado estadual Mário Sérgio Bradock (PMDB). Este chamou o presidente da Cohapar, Luiz Cláudio Romanelli, de “homem-casa”, e disse ficar feliz “de ver o trabalho ‘monstruoso’ que vem sendo feito por ele dar resultado”. Bradock disse ainda que fica “feliz de ver que o Wosgrau se preocupa com as pessoas de baixa renda, com as pessoas que não têm casa”.Participaram ainda do evento, ontem à tarde, os vereadores Alina de Almeida César e Gerveson Tramontin Silveira, o presidente da Prolar, Raul Paulo Neto, o gerente da agência centro da Caixa Econômica, Adriano Martins Resende, o chefe do escritório regional da Cohapar, Lourival Giovani Stadler e ainda César Santana, presidente da associação dos mutuários do Santa Clara. Também estavam prestigiando a assinatura dos contratos o prefeito de Ipiranga, Luiz Carlos Blum; o presidente da Afepon, Manoel Osório Taques; o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Olímpio Malucelli Filho, e ainda o chefe do escritório regional da Secretaria de Emprego e Trabalho, João Barbiero.