ESCOLAS INTEGRAIS: Prefeitura inaugura duas escolas com investimento de R$ 2,2 milhões

Escolas Municipais Edgar Sponholz e Professora Judith Macedo Silveira, que têm currículo ampliado para atender com Ensino Integral, foram entregue para a comunidade na Vila Néri e Santa Mônica
Assim como na música Aquarela, de Vinícius de Moraes, um dia, numa folha qualquer, foi desenhado o projeto de uma nova escola para a comunidade na Vila Néri, em Uvaranas, e outra para a Santa Mônica, no Jardim Carvalho. Nesta quarta-feira (29/06), enquanto o sol amarelo do inverno aquecia as crianças, seus pais e professores, as duas escolas eram inauguradas pela Prefeitura de Ponta Grossa. A Escola Municipal Edgar Sponholz pode receber agora até 400 crianças, em tempo integral, com currículo ampliado, enquanto a Judith Macedo Silveira recebe 200 alunos. O investimento soma R$ 2,2 milhões.

O prefeito Marcelo Rangel destacou os investimentos e a qualidade da educação pública em Ponta Grossa. “Fico muito feliz, porque temos uma equipe valorosa na Secretaria de Educação, incluindo todos os funcionários e educadores da nossa cidade. Nossas escolas estão sendo inauguradas e transformadas. Em escolas particulares, em que a mensalidade custa até R$ 1,5 mil, não existem todos os equipamentos e estrutura que possuem as escolas municipais".

Para a Secretária de Educação, Esméria Savelli, as duas escolas representam a melhoria da qualidade da educação em Ponta Grossa. “Aqui é onde as crianças ampliam o seu conhecimento e também o seu nível cultural. Somente países subdesenvolvidos possuem escolas de turnos cortados. Escolas de primeiro mundo são de período integral, onde há aprendizado e currículo ampliado, como as nossas”, disse Esméria. No período integral, as crianças têm atividades curriculares e atividades pedagógicas durante a manhã e também à tarde, com alimentação balanceada, e inúmeros outros projetos.

Agora, são bem mais do que cinco ou seis retas, mas as escolas parecem mesmo um castelo. Elas receberam novas salas de aula, banheiros, ampliação de espaços para os alunos, novas salas para professores e espaços pedagógicos. Se chover não há problema, pois nas quadras e passagens, as coberturas serão o guarda-chuva. Além, claro, de professores motivados, pais e alunos satisfeitos. Uma delas é Thaís Aparecida Vaz, mãe do menino Lucas, que está na 2ª série da Edgar Sponholz. “As professoras e a equipe pedagógica são maravilhosas. Meu filho vai sair daqui muito bem preparado. As crianças vão sair muito inteligentes aqui da escola, com todos os trabalhos que são realizados”, afirma a mãe.