Programa de flúor nas escolas contribui para redução de cáries

Um levantamento epidemiológico realizado pela Divisão de Saúde Bucal do Instituto de Saúde Ponta Grossa em 2005 aponta um baixo índice de cárie dentária em crianças de 5 e de 12 anos, matriculadas em escolas do município. O índice apontado pelo levantamento é de 2,2 em crianças de 12 anos, ou seja, com dentição permanente. Isso significa que, em média, cada criança nesta faixa etária tem apenas 2,2 dentes cariados, perdidos ou obturados. Já em crianças de 5 anos, o índice é de 1,85, com prevalência para os dentes cariados. De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal do Instituto, Vânia Palermo, com base nos parâmetros da Organização Mundial de Saúde, que preconiza como meta até o ano 2000 o índice 3 para crianças até 12 anos, a realidade local pode ser considerada muito boa. A coordenadora atribui esses baixos índices, principalmente, às terapias com flúor, ou seja, a realização da higiene bucal com pasta dental fluoretada e os bochechos semanais, realizados nas escolas através de programas do Instituto de Saúde. Em 2005, estão participando do programa de aplicação de flúor 84 escolas municipais, 12 escolas estaduais, 2 CAICs e 20 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). De fevereiro a setembro, o programa atingiu 22 mil crianças, com a realização de aproximadamente 620 mil bochechos com flúor. “Já está clinicamente comprovado que a utilização periódica de flúor pode reduzir, em média, em 60% o risco de cáries”, enfatiza Vânia. A eficiência do uso do flúor também pode ser medida na comparação dos dados. Em 1999, quando foi realizado o levantamento epidemiológico anterior, em crianças com 6 anos o índice era de 2,65 – passando para os atuais 1,85 em crianças de 5 anos. Soma-se a essas ações o programa de Educação em Saúde Bucal, que consiste na realização de palestras onde são abordados temas como higiene bucal e dieta alimentar.2006A Divisão de Saúde Bucal irá implantar, a partir de 2006, um programa de higienização bucal que irá disponibilizar escova e creme dental para todos os alunos da rede municipal de educação, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs). Devem ser beneficiados com o programa aproximadamente 31 mil crianças. A expectativa da Divisão de Saúde Bucal é que, com a implantação do programa, o índice epidemiológico da cárie deve ficar ainda mais baixo. Segundo Vânia, os dados do levantamento serão fundamentais para o planejamento das ações direcionadas aos escolares nos próximos anos. “Os dados serão utilizados de forma estratégica, no embasamento das ações que serão desenvolvidas pelo Instituto de Saúde”, afirma.