Samu será inaugurado nesta quarta-feira

A Prefeitura de Ponta Grossa, através do Instituto de Saúde Ponta Grossa, inaugura nesta quarta-feira, às 18h30, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A obra é uma parceria entre a Prefeitura e o governo federal e representa mais uma ação para dinamizar o atendimento à população, conforme destaca o secretário municipal de Saúde, Alberto Olavo de Carvalho. A expectativa, de acordo com o coordenador do Samu, Dalton Scarpin Gomes, é que sejam realizados pelo Samu cerca de 1.200 atendimentos por mês. Inicialmente, o serviço entrará em funcionamento em fase de adaptação. Gomes explica que essa fase é necessária a fim de que o sistema passe por adaptações junto ao público e à cidade em que está instalado.O Samu funcionará integrado ao Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma de Emergência), com atendimento 24 horas. Gomes enfatiza ainda que o serviço visa exclusivamente o atendimento móvel a casos de urgência e emergência. “Não será um serviço de transporte, o que continua sendo atribuição das ambulâncias do Pronto Socorro”, comenta. O Samu conta com quatro ambulâncias devidamente equipadas para o atendimento emergencial, 24 médicos, 5 enfermeiros, 18 motoristas e 21 socorristas, entre outros funcionários. Todos foram treinados pela Prefeitura para realização do atendimento. Para acionar o Samu basta entrar em contato com a Central de Regulação das Chamadas, através do fone 192, que aciona também o Siate. A sede da central também foi uma obra da Prefeitura de Ponta Grossa.