Seminário de Educação Inclusiva segue nesta quinta

Tem seqüência nesta quinta-feira (10) a programação do II Seminário Municipal de Formação de Gestores e Educadores. O seminário atende as ações do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, desenvolvido pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Especial. Da mesma forma que a primeira edição, realizada em maio, o evento visa sensibilizar professores e gestores para repensar as práticas inclusivas e debater a implementação do Programa Educação Inclusiva. Durante a abertura do seminário, nesta quarta-feira, a secretária municipal de Educação, Zélia Marochi, destacou o desafio das escolas quando se trata do tema inclusão. “Buscar qualidade pela exclusão é muito fácil”, enfatizou. Juntamente com a secretária, a pró-reitora de Graduação da UEPG, Cândida Leonor Miranda e a coordenadora do Centro de Auxílio e Orientação ao Estudante – CAOE da UEPG, Jussara Gomes Lichacovski, falaram sobre “Gestão Educacional; o desafio da inclusão numa sociedade excludente”. Em seguida, casal de estudantes universitários com deficiência visual, Fábio Rodrigo da Silva e Valdinéia Roberto, fez um depoimento abordando suas dificuldades e conquistas.O secretário municipal de Governo, José Ruiter Cordeiro, representou o prefeito Pedro Wosgrau Filho durante a solenidade de abertura do evento. O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Bianchessi, também acompanhou o evento. Promovido através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria da Educação Especial (MEC), o seminário conta com a presença de representantes de municípios da região, das redes pública e particular de ensino. A participação no evento é inclusive pré-requisito para a liberação de recursos nesta área.As palestras desta quinta-feira serão ministradas pelo professor da Unicamp, José Armando Valente, que falará sobre “Tecnologias Assistivas no Processo Educacional”, a partir das 8h30; e a professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ângela Monrroy, que abordará o tema “A inclusão do deficiente mental no ensino Regular”. As duas palestras acontecem no Salão do Buffet Hamilton Alves Pinto.Além de palestras, o seminário, que segue até sábado, conta com a realização de oficinas.