Biblioteca Pública Municipal completa 65 anos

A Biblioteca Pública Municipal Bruno Enei completou 65 anos nesta quinta-feira (10). Em solenidade alusiva às comemorações de aniversário, a secretária municipal de Educação, Zélia Marochi, destacou a importância da preservação desse espaço, que objetiva desenvolver o hábito da leitura na comunidade em geral. “Àqueles que trabalham aqui, é importante lembrar que o seu trabalho contribui para alimentar o espírito e engrandecer a mente das pessoas que por aqui passam”, salientou Zélia.A secretária lembrou que, após sucessivas trocas de endereços em prédios alugados, a biblioteca está instalada em um local próprio. No entanto, destacou que a transferência para o prédio da Estação Saudade, feita no final de 2004, aconteceu sem as condições ideais de funcionamento. “Ainda é necessário muito investimento no local”, completa, enfatizando que o prédio tem problemas estruturais e que precisa ser modernizado. “Estamos trabalhando para fazer da biblioteca um espaço de referência em Ponta Grossa e na região”, disse a secretária.Zélia lembrou ainda a produção deixada pelo patrono da biblioteca, Bruno Enei. “Foi uma pessoa de extrema cultura e seu trabalho merece ser perpetuado”, afirmou. Participaram da solenidade, além da secretária, que representou o prefeito Pedro Wosgrau Filho, a diretora da Biblioteca, Maria Elganei Maciel, o filho de Bruno Enei, Ricardo Enei, acompanhado da esposa, Aída Lavalle, representando a Academia de Letras dos Campos Gerais, Hilário Devichi, vice-presidente da Funepo, Célia Dell’Agno, diretora executiva da TV Educativa de Ponta Grossa, entre outras autoridades.LIVRODurante a solenidade, foi realizado o lançamento do livro “Formação de Professores: Escola, Práticas e Saberes”, que tem a organização de Marina Hollzmann Ribas, com a participação de 12 autoras, das quais Maria Beatriz Ferreira, Sílvia Gaia e Mariléia Philipowski estiveram presentes. A solenidade foi encerrada com apresentações musicais.