Prefeitura lança programa de coleta seletiva de lixo

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, realizou nesta sexta-feira (11), às 11 horas, o lançamento do Programa Municipal de Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis. O programa será executado em parceria com a Acamar – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ponta Grossa – e tem o apoio da Polícia Militar. Inicialmente, o programa atenderá cerca de 100 catadores, que são associados à Acamar. “Nosso compromisso, enquanto poder público, é ampliar o apoio a todos os catadores que atuam hoje na cidade, que é de aproximadamente 800 pessoas”, afirmou o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Bianchessi, durante o lançamento, realizado na sede da Acamar.O programa tem o objetivo de disseminar a coleta de materiais recicláveis em Ponta Grossa, através da organização e apoio dos catadores que já atuam no setor. Além disso, visa reduzir a disposição de lixo reciclável no aterro controlado do Botuquara, bem como promover a educação ambiental, através de campanhas e atividades de sensibilização. O programa tem ainda um cunho social, pois viabiliza a melhoria da qualidade de vida dos catadores. “Através desse projeto, temos a chance de trabalhar dignamente, pois sem isso, eu, por exemplo, poderia estar na rua”, disse emocionado Manoel Francisco Lima de Oliveira, presidente da Acamar. Atualmente, 21 associados trabalham na separação e prensagem do lixo reciclável, que é coletado e vendido à Acamar por mais de 60 catadores e carrinheiros cadastrados. O barracão onde o trabalho é realizado fica na Vila Ana Rita. O programa prevê o desenvolvimento gradativo da coleta seletiva em todas as regiões da cidade, através da criação de núcleos de catadores filiados à Acamar. No início da tarde desta sexta-feira, já teve início a discussão para a organização da primeira expansão, no bairro de Uvaranas, com catadores que estavam, ilegalmente, coletando materiais no aterro do Botuquara.EDUCAÇÃODurante o lançamento, a secretária municipal de Educação, Zélia Marochi, salientou a importância da participação dos catadores e parceiros para o sucesso do programa. “Cooperativamente a gente cresce, a gente soma e faz acontecer”, disse a secretária. Ao falar da proposta ambiental e de geração de renda do programa, Zélia destacou a necessidade de aliar uma proposta de educação dos catadores e seus filhos, lembrando que uma população educada sempre terá projetos para evoluir. “Se for necessário, faremos uma escola aqui dentro para que todos possam estudar”, afirmou.O secretário municipal de Qualificação Profissional, Luiz Simão Staszczak, aproveitou a oportunidade para apresentar o projeto Reciclando Tecnologia – uma parceria entre a Prefeitura, o Cefet e a UEPG. O projeto, de geração de renda, prevê a criação de uma unidade de artesanato produzido com material reciclável, entre outras etapas.Acompanharam também o lançamento o deputado estadual Plauto Miró Guimarães, o vice-prefeito Rogério Serman – representando o prefeito Pedro Wosgrau Filho –, o secretário municipal de Assistência Social, Edílson Baggio. Ainda, o gerente da Acamar, sargento Roth, da PM, o vereador Maurício Silva, representantes de ongs e empresas que estão envolvidas no programa e associados da Acamar.Acamar representa nova caminhadaDurante o lançamento do Programa Municipal de Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis, o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Bianchessi, fez um resgate da história da atuação do grupo de catadores que hoje forma a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ponta Grossa – Acamar. Pertencente à antiga cooperativa Recicle, o grupo iniciou o contato com a Prefeitura em fevereiro deste ano; desde então os problemas e as dificuldades, resultantes de uma administração cheia de falhas, foram sendo sanados gradativamente. “Os catadores que acreditaram em nossa proposta iniciam hoje uma nova caminhada”, disse o secretário. A associação já vem funcionando há quatro meses e já está legalizada. Segundo o gerente da Acamar, sargento Roth, da PM, a meta é promover o resgate da cidadania, através da geração de renda a partir de um preço justo. O quilo do lixo reciclável, na associação, é comprado a um preço que varia de R$ 0,25 a R$ 0,30 o quilo. Atualmente, a produção é de cerca de 11 toneladas por semana. A Prefeitura, juntamente com outros parceiros, é responsável pela infra-estrutura e estrutura técnica da associação.